Cursos e Palestras

IBCCF abre inscrição para cursos de extensão

Imagem 1

O Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) tem sua história marcada pela excelência de suas atividades de pesquisa e ensino em diferentes áreas do conhecimento como: Imunobiologia, Fisiologia e Biofísica celular, Neurobiologia, Parasitologia, Biologia Molecular e Estrutural, Biofísica Ambiental, Bioengenharia e Biotecnologia. No próximo semestre, o IBCCF promove diversos cursos de extensão. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.biof.ufrj.br/cate ou e-mail cate@biof.ufrj.br. Confira a programação:

Mecânica Respiratória: da Bancada à Prática Clínica (23 e 24/06/2007)

Fundamentos de Biologia Molecular Aplicados à Pesquisa e ao Diagnóstico Clínico (31/06/2007 a 01/07/2007)

Qualidade da Água (23 a 27/07/2007)

Genética Forense (01 e 02/07/2007)

Cultura de Células (17 a 21/09/2007)

Fundamentos e Métodos de Biologia Molecular Utilizados no Diagnóstico Laboratorial (27 e 28/10/2007)

Os cursos serão oferecidos no Anfiteatro, Sala G1-022 do IBCCF, no Campus do Fundão. Mais informações 2562-6721/6722.


Seminário “Velhos e novos direitos do trabalho no Brasil”

Imagem 1

Em comemoração aos seus 20 anos, o Arquivo de Memória Operária do Rio de Janeiro (AMORJ/UFRJ) promove nos dias 20 e 21 de junho o seminário “Velhos e novos direitos do trabalho no Brasil”. As inscrições podem ser feitas online no endereço www.amorj.ifcs.ufrj.br ou pelo e-mail amorj@ifcs.ufrj.br.

O evento será realizado no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ. E conta com o patrocínio da Petrobrás e com o apoio da Escola da Magistratura do Trabalho do Rio de Janeiro; do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro; e do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (IFCS/UFRJ).

Confira a programação:

Dia 20/6, quarta-feira, 14h

Abertura

Mesa-redonda: A Construção dos Direitos do Trabalho

- Ângela de Castro Gomes (CPDOC/FGV)

- Márcio Pochmann (CESIT/UNICAMP)

- Leonilde Medeiros (CPDA/UFRRJ)

Dia 20/6, quarta-feira, 18h

Lançamento do livro Sem medo da Utopia, Evaristo de Moraes Filho, arquiteto da Sociologia e do direito do Trabalho no Brasil, Editora LTR

Organizadoras: Regina Lúcia M. Morel, Ângela M. de Castro Gomes, Elina G. Da Fonte Pessanha

Dia 21/6, quinta-feira, 10h

Mesa redonda: Direitos do Trabalho em Perspectiva Comparada

- Laís Abramo (Diretora da OIT no Brasil)

- Adalberto Cardoso (IUPERJ)

- Grijalbo Coutinho (Presidente da Associação Latinoamericana de Juízes do Trabalho)

Dia 21/6, quinta-feira, 14h30

Mesa redonda: Direitos do Trabalho: Tendências e Perspectivas

- Eduardo Noronha (UFSCAR)

- Rodrigo Carelli (Procuradoria Regional do Trabalho, 1ª Região)

- Simão Zanardi Filho (Presidente do Sindipetro Caxias, Secretário de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Inovações Tecnológicas da Federação Única dos Petroleiros)

O IFCS está localizado no Largo São Francisco de Paula, nº 1, Centro, Rio de Janeiro.


Curso de Extensão e seminário no Observatório do Valongo

Imagem 1

O Observatório do Valongo (OV/UFRJ) promove, de 25 a 28 de junho, às 20h, o curso “Nosso Sistema Solar: O que você sabe? O que você gostaria de saber?”, onde os participantes poderão ter uma visão mais ampla do Sistema Solar, seus componentes e sua estrutura. Serão abordadas e discutidas as seguintes questões: O que e quais são os corpos que o compõem? Como foram formados? Como são nomeados os corpos do Sistema Solar? Qual a composição? Que tipo de evolução sofrem estes corpos? Como são estudados? Que problemáticas são atualmente abordadas por especialistas? Estudos a partir de sondas espaciais: resultados recentes. As inscrições, que são gratuitas e abertas a alunos de graduação, podem ser feitas pelo e-mail rvnader@ov.ufrj.br. O curso dará certificado de participação.

“Cinemática Estelar no Disco Local da Via Láctea” é o título do seminário gratuito que será oferecido dia 27 de junho, às 16h, no Observatório do Valongo, localizado na Ladeira do Pedro Antônio, 43, Centro. Mais informações 2263-0685.


IPUB convida para seminário

Imagem 1

O Instituto de Psiquiatria (IPUB/UFRJ) convida para a Sessão do Centro de Estudos, dia 22 de junho, às 10h30, no Auditório Leme Lopes. O seminário “A tomografia computadorizada por emissão de fóton único (SPECT) no alcoolismo” será proferido por Osvaldo Saide (UERJ). O Instituto de Psiquiatria fica na av. Venceslau Brás 71, Fundos, Campus da Praia Vermelha