Fique de Olho

2ª Semana de Petróleo e Gás

foto

De 11 a 15 de junho integrantes do curso de Engenharia de Petróleo e estudantes da SPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizam a 2ª Semana de Petróleo e Gás. Importantes empresas apóiam o evento oferecendo mini-cursos e patrocínio. Mais informações: divulgacao@petroleo.ufrj.br, (21) 2562-7284 ou http://www.petroleo.ufrj.br/spetro/.

 

 

 

 

 


Museu Nacional: 189 anos de Memória, Cultura e Ciência

foto

O Museu Nacional (MN/UFRJ) comemora 189 anos oferecendo uma diversificada programação gratuita, aberta ao público em geral, constituída de palestras, mostras, oficinas, exibição de filmes e visitas guiadas, nos dias 15, 16 e 17 de junho das 10h às 16h. Confira a lista completa dos eventos em http://www.ufrj.br/detalha_noticia.php?codnoticia=3690.

 


Exposição “Entre a Luz e o Pigmento”

foto

Estará aberta até 15 de junho, na Galeria EBA 7, a primeira exposição individual de Marco Fernandes, pintor por formação e fotógrafo por profissão. Com o título Entre a Luz e o Pigmento a mostra exibe sete dípticos fotográficos, explorando a diversidade cromática da Feira do Rio Antigo, evento que ocorre no primeiro sábado do mês, na rua do Lavradio, Centro do Rio.

A Galeria EBA 7 está aberta de 10h às 17h, no prédio da Reitoria, 7° andar, Campus do Fundão.

 

 

 

 

 


Inscrições abertas para as oficinas da Semana de Quadrinhos da UFRJ

foto

Estão abertas as inscrições para as oficinas de "Computação Gráfica e Animação", "Mangá", "Edição de Revista Independente" e "Animação Stop-Motion". As oficinas têm vagas limitadas, são totalmente gratuitas e acontecem na II Semana de Quadrinhos da ECO/UFRJ, que será realizada de 18 a 20 de junho no Campus da Praia Vermelha.

Para mais informações e inscrições visite o site www.eco.ufrj.br/semanadequadrinhos.


Exposição Fotográfica no IFCS

foto

O Seminário Aisthe da Linha de Estética do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFRJ convida para a exposição fotográfica Postes Humanos, de Michele Gloria, que permanecerá em exibição no pátio do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), até 6 de julho. A exposição é "Uma crítica ao poderio econômico e ao marketing nas eleições. Um ato em prol da liberdade de expressão e da reforma política". O IFCS está localizado no Largo São Francisco de Paula, nº 01 - Centro do Rio de Janeiro. Para outras informações: 2224-6379.

 


Professor da EBA convida alunos para montagem teatral

foto

O professor da Escola de Belas Artes, Antonio Guedes, desenvolve, a partir de agosto, atividades de Extensão que resultarão em uma montagem teatral. Trata-se da montagem de Além as estrelas são a nossa casa, uma coletânea de textos curtos do dramaturgo português Abel Neve. O trabalho se iniciará em agosto com encontros às terças e quintas, às 17h e está aberto a todos os alunos da UFRJ. Interessados devem entrar em contato através dos seguintes endereços eletrônicos: guedes@pequenogesto.com.br ou antonioguedes@ufrj.br.


III Encontro de Literaturas Africanas

foto

A Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, tendo o apoio de outras instituições envolvidas nos estudos africanos, realiza o III Encontro de Literaturas Africanas – Pensando África: crítica, pesquisa e ensino — que acontecerá, nos dias 20, 21, 22 e 23 de novembro de 2007, na UFRJ (Rio de Janeiro).

O encontro pretende divulgar escritores africanos de língua portuguesa e suas obras, bem como a crítica literária produzida por estudiosos dessas literaturas. Nesse sentido, foram convidados diversos escritores, assim como pesquisadores e professores brasileiros e estrangeiros que se vêm dedicando aos referidos estudos. Outro objetivo do evento é a criação de uma Associação Brasileira de Estudos Africanos.Mais informações: http://www.letras.ufrj.br/pensandoafrica/.

 


Programação do Centro Cultural Horácio Macedo

foto

Música no Auditório Roxinho

O Casuarina, que é um dos principais grupos da nova cena carioca de samba e choro, fará apresentação no próximo dia 13, às 14h30. Composto por Daniel Montes (violão 7 cordas), Gabriel Azevedo (pandeiro e voz), João Cavalcanti (tan tan e voz), João Fernando (bandolim e vocais) e Rafael Freire (cavaquinho e vocais), o grupo faz parte de uma geração cujo alvo é pesquisar e ouvir sambas que um dia construíram a identidade musical brasileira, mas que há muito tempo estavam desprestigiados

No dia 26, às 12h30 é a vez de Janaína Reis. A cantora apresenta o show do disco Choro Novo na Senzala, que foi produzido por Luiz Carlos Torquato Reis e conta com as participações especiais de Arlindo Cruz, Fafá de Belém, Rildo Hora e Sombrinha.

Cinema ao meio-dia, no Salão Nobre/Decania

Dia: 13 - O pagador de promessas

Dia: 15 - 2 filhos de Francisco

Dia: 19 - O maior amor do mundo

Dia: 28 - Cinema, aspirinas e urubu

Prata da Casa

O grupo Camugerê faz apresentações de música com clássicos do samba e choro, no dia 28, às 12h30, no Auditório Roxinho, localizado no prédio do CCMN.


Arraiá da UFRJ 2007

foto

O Forum de Ciência e Cultura, a Escola de Educação Física e Desportos e a Comunidade da UFRJ realizam o Arraiá da UFRJ 2007, que acontecerá em 15 e 16 de junho, no Campo de Futebol do Campus da Praia Vermelha, localizado na av.Venceslau Brás, 71, ou rua Lauro Müller, s/n°. Durante a festa haverá apresentação de quadrilhas, bandas de forró, comidas e bebidas típicas. A entrada é gratuita e o traje é a caráter.

 

 


“UFRJ em Vídeo” número seis já está no ar

foto

Na sexta edição da UFRJ em Vídeo, o professor do IFCS Michel Misse fala sobre a Violência urbana no Rio de Janeiro. Conheça também um pouco mais sobre o Horto da Prefeitura Universitária, órgão responsável pelos projetos paisagísticos na Ilha do Fundão. A professora Cheila Gonçalves Mothé, do Instituto de Química da UFRJ, explica os benefícios do uso da goma do cajueiro no combate à hipertensão. O Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NETT), localizado no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), oferece, gratuitamente, tratamento antitabagismo à comunidade. E ainda, confira no Circuito UFRJ, as dicas de eventos e palestras que irão acontecer nesta semana na universidade.

Acesse www.webtv.ufrj.br