Cursos e Palestras

Seminário “Memória, documentação e pesquisa”

Imagem 1

Nos dias 3 e 4 de abril acontece o seminário Memória, documentação e pesquisa – Universidade: múltiplos olhares de si mesma, no Auditório Pedro Calmon. O evento, que é organizado pelo Projeto Memória, do Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI), contará com palestras, debates e conferências. Para ver o programa e realizar inscrições, que já encontram-se disponíveis, acesse o site http://www.sibi.ufrj.br/.


Ciclo de palestras no Prourb

Imagem 1

O Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Prourb/FAU/UFRJ) realiza o Workshop "Centralidade e Sustentabilidade na Cidade: questões em Arquitetura e Urbanismo". Ao todo serão oito palestras, ministradas em português, espanhol e inglês — com tradução — que acontecerão no auditório Archimedes Memoria, 3° andar, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).

Mais informações no site www.prourb.fau.ufrj.br.


Programação do Forum de Ciência e Cultura

Imagem 1

Encontros Acadêmicos

No dia 26 de março, às 14h, o Forum de Ciência e Cultura promove o seminário Setor Elétrico Brasileiro, que acontecerá no Salão Pedro Calmon. A palestra “Regulação do Setor Elétrico no Brasil” será ministrada pelo professor Edvaldo Santana. O evento é parte de uma série de seminários sobre o setor elétrico organizados pelo Gesel — grupo de estudos do IE/UFRJ — que desenvolve pesquisas e análises econômicas sobre o Setor de Energia Elétrica desde 2005. Mais informações: www.nuca.ie.ufrj.br/gesel.

Encontros Científicos

A Coordenação de Programas de Estudos Avançados/UFRJ (COPEA) promove, dia 29 de março, às 17h30min, no Salão Pedro Calmon, a conferência “O Problema Mundial da Água”, proferida pelo professor José Galízia Tundisi (Instituto Internacional de Ecologia). O evento é coordenado pelo professor Moysés Nussenzveig.

Realização: Forum de Ciência e Cultura/UFRJ. Apoio: CNPq. Entrada franca.

 

 


Capacidade civil e doença mental: implicações clínicas e forenses

Imagem 1

A sessão do Centro de Estudos do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro realiza, no dia 23 de março, a palestra "Capacidade Civil e Doença Mental: implicações clínicas e forenses".

O evento, que terá início às 10h30, no auditório Leme Lopes, será ministrado pela professora Katia Mecler, presidido e coordenado pelos professores Márcio Versiani e Elie Cheniaux, respectivamente.

O IPUB fica na Avenida Venceslau Brás 71, Campus da Praia Vermelha.


Programa de Educação Continuada do IE abre novas turma

Imagem 1

Educação é sempre o melhor investimento. É um processo contínuo que deve permear toda a nossa vida. Foi pensando nisso que o Instituto de Economia da IE/UFRJ (um dos centros brasileiros de excelência no ensino e pesquisa em economia) concebeu o PEC-IE/UFRJ- Programa de Educação Continuada, iniciado no segundo semestre de 2005. Novas turmas já estão previstas para o primeiro semestre de 2007, as aulas terão início em março. Os cursos voltados para áreas de Finanças, Setoriais, Especialistas, Sociais e Estratégia serão destinados a profissionais graduados de diversas formações.

As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.ie.ufrj.br/.

O IE conferirá um Certificado de Conclusão aos alunos que cumprirem, no mínimo, 85% da carga horária do curso, e eventuais demais requisitos relativos ao aproveitamento do aluno, previamente definidos logo no início das aulas.