Resenha

Teoria Política Moderna: uma introdução

capa do livro

A partir de notas de aula, Isabel de Assis de Oliveira, professora titular do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, apresenta uma síntese da contribuição de sete autores reconhecidos como clássicos da reflexão política (Maquiavel, Hobbes, Locke, Rousseau, Marx, Tocqueville e Stuart Mill). Com o objetivo de apoiar a leitura da obra desses autores e situá-los no tempo em que escreveram, a autora sumaria seus principais textos. A obra ganha um cunho didático e introdutório. O tratamento conferido aos temas busca antes facilitar a compreensão do assunto que explorar seus matizes.

A discussão contemporânea sobre o modo como a sociedade pode se organizar de forma a preservar o valor da liberdade individual e promover a igualdade de oportunidades ainda se faz com o vocabulário da teoria política moderna, rótulo que abriga uma considerável produção intelectual acerca do poder, seja ele exercido no âmbito do Estado ou da sociedade civil.

Destinado ao público universitário, Teoria Política Moderna também pode ser útil a todos que queiram ter um primeiro contato com essa preciosa reflexão sobre formas alternativas de exercício do poder.

.Autora: Isabel de Assis de Oliveira

Editora da UFRJ, Série Didáticos, 2006, 176 páginas