Tome Nota

Ipub oferece tratamento de anorexia e bulimia

imagem tome nota

O Instituto de Psiquiatria (Ipub) da UFRJ oferece consultas ambulatoriais para o tratamento de anorexia e bulimia, de segunda à sexta-feira, de 7h às 17h.

O Ipub recomenda aos interessados no atendimento que cheguem com uma hora e meia de antecedência (cinco horas da manhã) para que peguem senhas, pois o número de pessoas atendidas é limitado: seis de manhã e quatro à tarde. Os pacientes que pegam senha passam pelo processo de triagem, habitualmente realizado por uma equipe multiprofissional composta por médicos psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais. Após a triagem, o paciente pode ser designado para tratamento psiquiátrico no próprio ambulatório, para tratamento psicoterápico (inicialmente em um pequeno grupo denominado Grupo de Admissão e, quando necessário em terapia individual) ou para um dos projetos específicos de pesquisa que estudem o transtorno diagnosticado (Cipe e Projad).

O ambulatório centraliza a maior parte dos atendimentos externos do Instituto de Psiquiatria. Ele possui uma estrutura montada na porção mais externa do Ipub, composta por aproximadamente 25 salas, preparadas para atendimentos individuais ou em grupo.

Além de bulimia e anorexia, o Ipub ainda oferece atendimento a pessoas com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), depressão e Alzheimer.

O Instituto Psiquiátrico está localizado na avenida Venceslau Brás, 71, Urca. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2295-3449.