Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 338      10 de maio de 2011


Tome Nota

Curso de Direção Teatral promove curso de Circo




Pedro Couto

 

O curso de Direção Teatral realiza o curso “Teatro e Circo: Estudos Interdisciplinares”. A iniciativa marca o início da parceira entre a Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ e o Programa de Formação do Artista de Circo (Profarc) da ONG Crescer e Viver. As inscrições são abertas a todos os alunos da unidade.

A ementa prevê oito aulas. No primeiro dia (18/05), o tema será “O Ator Narrador” e terá a presença de Gabriela Lírio, dramaturga e atriz. Na aula seguinte (25/05), o assunto será “Sobre Cômicos e Palhaços” com participação de Adriana Schneider, atriz, diretora e pesquisadora de teatro.

No dia 1º de junho, a aula abordará o tema “Performance”, ministrada pela performer Eleonora Fabião. Na semana seguinte (08/06), José Henrique, professor do curso de Direção Teatral da UFRJ, vai palestrar sob o tema “Soltando os Bichos - Tradição Circense x Responsabilidade Ecológica: uma proposta de conciliação através do Teatro”.
 
Lauro Góes, professor de dramaturgia, vai abordar o tema “Dramaturgia e Circo”, no dia 15 de junho. Já no dia de 22 de junho, haverá a participação de Lívia Flores, doutora em Artes Visuais, para falar sobre “A Imagem do Circo”. Na semana seguinte (29/06), Carmem Gadelha, doutora em Comunicação e Cultura, falará sobre “Circo e Melodrama”. Na aula de encerramento, Marcellus Ferreira, diretor artístico e coreógrafo, vai ministrar o assunto “Corpo – Espaço – Composição Cênica”, no dia 6 de julho.

As aulas do seminário “Teatro e Circo: Estudos Interdisciplinares” serão realizadas  às quartas-feiras, entre 18 de maio e 6 de julho, das 9h às 12h, na Sala Vianninha, no prédio da ECO-UFRJ. O endereço é Avenida Pasteur, 250, Urca.

Anteriores