Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 331      29 de março de 2011


Zoom

Observatório do Valongo, uma jornada de 130 anos



Luciana Guedes

 

Em 2011, são comemorados os 130 anos do Observatório do Valongo (OV). Para celebrar o aniversário, em junho será realizada a exposição “130 anos de Observações- Observatório do Valongo” e uma semana de palestras sobre Astronomia no Centro Cultural CCMN, na Cidade Universitária. E entre os dias 02 de agosto e 04 de setembro o Centro Cultural dos Correios sediará a exposição "Olhares sobre o céu: dos índios à conquista espacial".

A Astronomia iniciou-se no Brasil há 184 anos através do estabelecimento do Observatório Nacional pelo imperador Dom Pedro I, com o objetivo principal de manter a hora oficial para orientar a navegação. Em 1881, a astronomia no Rio de Janeiro pode progredir com a construção do Observatório Astronômico da Escola Politécnica (OAEP), atual Observatório do Valongo (OV), no morro de santo Antônio.

No final dos anos 20, o OAEP contava com um único professor, o preparador-mor de astronomia Orozimbo do Nascimento, e assim as atividades no Observatório entram num processo de estagnação. Com o falecimento do professor Nascimento em 1936, o Observatório passou por uma fase de abandono. Contudo, em 1958, com a criação do curso de graduação em Astronomia, o OAEP foi reaberto. A partir dai, inicia-se uma fase próspera com reformas nas estruturas do observatório.

Em 1967, o curso de Astronomia se torna uma graduação do Instituto de Geociências e o observatório é incorporado ao Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza da UFRJ como órgão suplementar, passando a ser chamado de Observatório do Morro do Valongo. A partir de então, vários equipamentos, especialmente o Telescópio Coude (Zeiss), foram adquiridos para serem utilizados na prática de Astronomia pelos alunos do curso.

Em 2002, o OV passa a ser uma Unidade Acadêmica, o departamento de Astronomia se transfere para lá, e o programa da pós-graduação é aprovado na UFRJ. Em 2003, passa a funcionar o Mestrado e, em 2010, o curso de Doutorado em Astronomia. “Todos os avanços, melhorias e reconhecimento, tanto do curso de Astronomia, quanto da própria instituição pela comunidade astronômica brasileira e internacional, foram resultado de esforço conjunto e continuado de professores, técnico-administrativos e estudantes”, declara a diretora do OV, Silvia Lorenz.  “Como a historia de uma instituição é muito importante, desenvolvemos projetos de preservação da memória”, conta.

A busca pela conservação do patrimônio do OV começou em 1997. Desde então documentos e fotografia foram higienizados e foi criado um espaço para a exposição de alguns instrumentos. “O espaço de visitas no observatório serve para recepcionar escolas nos diversos projetos de extensão desenvolvidos pelo OV”, explica a diretora. A reforma da cúpula do Telescópio Refrator Cooke, que faz parte do OV desde 1907, também fez parte do projeto de resgate do acervo histórico.

Anteriores