Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 313      28 de setembro de 2010


Zoom

Filosofia para todos



Ana Carolina Correia

Com o intuito de levar a Filosofia para pessoas que não tem oportunidade, foi lançado no ano passado o curso livre “Filosofia para todos”, ministrado por Reuber Gerbassi Scofano, professor da Faculdade de Educação (FE/UFRJ). A ideia surgiu com o curso de extensão que comemorou os 20 anos do Laboratório do Imaginário Social e Educação (Lise).  “Criar um curso de extensão que servisse ao público em geral era um desejo antigo, que eu felizmente consegui realizar”, afirma o professor.

 

No projeto, cinema e MPB trabalham juntos para levar a Filosofia para perto dos participantes. “Eu trabalhei durante 12 anos com Ensino Médio e, já naquela época, eu usava esse método. Filmes e canções não só dialogam com a Filosofia como eles mesmos, muitas vezes, ajudam a pensar algumas coisas que estão aí e são colocadas como prontas e acabadas”, afirma.

Desse modo, o curso atraiu um público bastante amplo. Todas as últimas quintas-feiras do mês, aposentados, professores do ensino público e estudantes de várias áreas circulam pelos corredores da Universidade e veem, na tela, a Filosofia dialogar com a  realidade. “No início, ficamos na dúvida se haveria pessoas interessadas, mas acabou vindo um grupo muito diversificado”, acrescenta Reuber.

Em conjunto, o grupo vem desenvolvendo uma linguagem filosófica e repensando conceitos antes deixados de lado. “Gosto muito de uma definição de um professor da UFRRJ, Paulo Ghiraldelli, de que a Filosofia ajuda a desbanalizar o banal, e é isso que eu procuro passar nesse curso”, conclui Reuber.

O próximo encontro acontece no dia 30 de setembro, na Sala de Vídeo da FE, às 19 horas. Não é necessário fazer inscrição, apenas assinar a lista de presença para garantir o certificado de participação fornecido de quatro em quatro reuniões.

Anteriores