Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 313      28 de setembro de 2010


No Foco

Valorizando o meio ambiente

Elisa Ferreira

 
 

A Prefeitura Universitária promoveu, entre os dias 21 e 26 de setembro, a “1ª Semana da Árvore da UFRJ”, em comemoração ao Dia da Árvore. O evento teve grande adesão, inclusive de alunos e professores da Escola Municipal Tenente Antônio João e da Escola de Educação Infantil (EEI).

A abertura do evento foi marcada pelo plantio de uma muda de pau-brasil em frente à Reitoria. Com isso, ao longo da última semana, a meta do plantio de 20.000 mudas, estipulada pelo Plano Diretor UFRJ 2020, foi cumprido. “O objetivo da semana foi apresentar ações desenvolvidas pela Prefeitura Universitária, sensibilizar e mobilizar toda a comunidade acadêmica para as questões socioambientais, buscando mudanças de hábitos da população”, afirma Hélio de Mattos, prefeito da Cidade Universitária.

As principais atividades realizadas durante o evento foram: o plantio de mudas próximo ao Alojamento Estudantil e nas praças Edson Saad e Giulio Massarani; a limpeza da orla nas praias próximas ao Alojamento e à Escola Tenente Antônio; oficinas de horta alternativa, jardinagem e combate à dengue; exposição de dez projetos; e caminhada ecológica, observando a biodiversidade da fauna e flora na Cidade Universitária. Para encerrar a “1ª Semana da Árvore”, foi realizado no domingo, 26 de setembro, o “III Passeio Ciclístico UFRJ”.

Diversas instituições estiveram envolvidas no evento: o Instituto de Biologia através do Projeto Capim Limão; a Escola Politécnica,com a limpeza da orla pelos alunos da Confraria dos Alunos da Naval (CAVA); a Escola de Belas Artes, com estagiários do curso de paisagismo; a Escola de Educação Física e Desportos, com estagiários e técnicos administrativos no “III Passeio Ciclístico”; a Escola de Enfermagem Anna Nery,com estagiários do Centro de Estudos de Prevenção e Reabilitação do Alcoolismo (Cepral); e a Prefeitura da UFRJ, com técnicos administrativos da Divisão de Paisagismo (DIPA) e da Divisão de Limpeza Urbana (DLU). Além da divulgação feita através de materiais para todas as decanias e unidades da UFRJ, dos centros de P&D da Cidade Universitária e grande imprensa.

O sucesso da Semana da Árvore foi tamanho que a ideia da Prefeitura é repetir o evento anualmente. “Queremos envolver, cada vez mais, a comunidade da UFRJ em assuntos relacionados ao Meio Ambiente”, finaliza Hélio.

Anteriores