Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 290      30 de março de 2010


Tome Nota

‘Conhecendo UFRJ’ amplia horizontes

Vanessa Sol

Tereza Cosetti (esq): adesão ao projeto da UFRJ

A UFRJ e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc) firmaram na quinta-feira (25/03) uma parceria visando à ampliação e ao fortalecimento da divulgação do evento “Conhecendo a UFRJ” na rede estadual de ensino. O objetivo é levar o projeto aos estudantes da rede para que conheçam o funcionamento da universidade e os cursos de graduação. A rede pública estadual atende a mais de um milhão de alunos. Este ano, o evento acontece nos dias 8 e 9 de junho, na Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), na Cidade Universitária, integrando as comemorações pelos 90 anos da UFRJ.

O “Conhecendo a UFRJ” busca motivar os estudantes oriundos de classes populares e escolas públicas a prestarem o concurso de acesso aos cursos de graduação da universidade. Atualmente, apenas 3% dos jovens entre 18 e 24 anos conseguem ingressar no ensino superior. Para Almaísa Monteiro Souza, superintendente Administrativa da Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) da UFRJ, o projeto contribui para “aumentar a autoestima desses alunos, para que eles possam pensar na possibilidade de ingressar na universidade”.

A subsecretária de Gestão e Rede de Ensino da Seeduc, Tereza Cozetti Pontual, afirmou que iniciativas como essa são importantes para tentar mudar o atual panorama de ingresso de estudantes oriundos do ensino público estadual nas universidades públicas. Ela destaca que em alguns casos os alunos não conhecem a UFRJ. “Oferecemos na rede estadual um preparatório para o vestibular, só que não há demanda. Por isso, é importante mostrar a esses jovens que é possível entrar na universidade pública”, ressalta.  
 
Com a parceria, a intenção é transmitir o evento ao vivo para 500 escolas da rede estadual, criar um site com um banco de imagens de fotos dos anos anteriores, entrevistas com os coordenadores de curso de graduação e um fórum de discussão. 
 
O Projeto

O “Conhecendo a UFRJ”, projeto vinculado a PR-5, é voltado para estudantes de ensino médio e pré-vestibulares públicos e particulares.  Durante o evento, os estudantes têm a oportunidade de entrar em contato com o ambiente acadêmico e conhecer um pouco mais sobre o funcionamento e os atributos de cada curso de graduação. Eles participam de palestras e exposições. Na última edição, 12 mil alunos visitaram a universidade.

Anteriores