Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 283      19 de janeiro de 2010


Tome Nota

UFRJ atende vítimas de violência urbana

Aline Durães

O estresse pós-traumático é uma das principais sequelas da violência urbana. Ansiedade, dificuldade para dormir, irritação, problemas de concentração e inquietação são alguns dos sintomas que acometem as vítimas desse tipo de violência. Na maior parte dos casos, elas passam a ter lembranças aflitivas e pesadelos, sentem intenso medo em situações que lembram o acontecimento e revivem constantemente o trauma e seus efeitos emocionais. Com isso evitam pensamentos, lugares, pessoas ou atividades que lembrem o episódio, podendo apresentar, inclusive, quadros de depressão.

Há dois anos, o Laboratório Integrado de Pesquisa Sobre o Estresse (Linpes), do Instituto de Psiquiatria (Ipub) da UFRJ, oferece tratamento gratuito para vítimas de estresse pós-traumático e violência urbana. A equipe de pesquisadores desenvolveu um tratamento psicoterápico intensivo, que tem obtido bons resultados em quatro meses, com grande redução dos sintomas e restituição a uma vida normal.

Os interessados devem se encaminhar ao Linpes, localizado na Avenida Vencesláu Brás, 71, Fundos, Urca. Mais informações pelos telefones 9656-4020 ou 8346-2367.

Anteriores