Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 184      13 de novembro de 2007


Zoom

Casas Brasileiras vão para 7ª Bienal de Arquitetura

Vanessa Sol

imagem zoom

Pela primeira vez um projeto de pesquisa da Faculdade de Arquitetura (FAU) da UFRJ é convidado a ocupar o pavimento das exposições especiais da 7º Bienal de Arquitetura de São Paulo. A exposição Casas Brasileiras – Movimento Moderno +1 ocupa lugar de destaque na mostra por reproduzir, em maquetes tridimensionais, importantes construções da arquitetura moderna do Brasil. O projeto é coordenado pela professora Beatriz Oliveira que, juntamente com seus alunos de graduação e pós-graduação, foram os responsáveis pela produção de modelos reduzidos de oitos casas brasileiras do movimento moderno e uma do período posterior ao modernismo.

De acordo com a coordenadora, a seleção dos projetos para ocupar o terceiro andar da Bienal foi bastante criteriosa por se tratar do segundo evento mais importante do mundo na área de Arquitetura. “Neste andar ficam as representações de arquitetos estrangeiros convidados e pesquisas significativas nacionais e internacionais relacionadas à Arquitetura. A FAU-UFRJ está muito feliz por ter o reconhecimento público de seu trabalho”, enfatiza.

O projeto Casas Brasileiras do século XX, do qual a exposição faz parte, tem o propósito de tornar conhecidas oitos casas brasileiras paradigmáticas construídas entre as décadas de 1930 e 1960. Entre elas estão a Casa Oscar Niemeyer, Casa Adolpho Bloch, Casa Saldanha-Werneck, Casa William Nordchild e Casa Lota Macedo Soares. Muitas delas já estavam demolidas ou em distintos estágios de descaracterização, dando lugar a outras formas arquitetônicas.

Além disso, há mais um exemplar reproduzido, a Casa Robert Schuster, cuja construção foi realizada entre 1977 e 1981, que segue as características do movimento Moderno. A reconstrução dos exemplares ajuda compreender o diálogo proposto pelos arquitetos da época em relação ao espaço e à habitação. Segundo a coordenadora, as obras são consideradas em sua irredutível singularidade, de modo a reencontrar a originalidade do pensamento e a especificidade do momento que as gerou.

Com os resultados da pesquisa, a professora pretende construir o acervo para o futuro Museu de Arquitetura Comparada da FAU-UFRJ. Segundo ela, esta é uma missão quase impossível, tendo em vista a falta de espaço para guardar as maquetes ou mesmo para exposição permanente na escola. Entretanto, ressalta a importância didática dos exemplares, que poderão ser utilizados por estudantes de arquitetura em seus estudos sobre arquitetura brasileira.

Leia também: Exposição revela importância arquitetônica de casas brasileiras.

Anteriores