Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 169      31 de julho de 2007


Zoom

UFRJ participa das comemorações dos 40 anos de 1968

Aline Durães

imagem zoom

Guerra Fria. Conflito no Vietnã. Governos ditatoriais na América Latina. Imposição do AI-5 no Brasil. Contestações. Questionamentos. Mobilizações estudantis. Revisões ideológicas. Esses foram alguns dos fatos que marcaram o ano de 1968. Esse ano, e todas as transformações suscitadas a partir dele, foram de tal forma impactante para as sociedades contemporâneas que intelectuais de todo o país estão preparando uma série de eventos para celebrar, em 2008, os 40 anos de 1968.

Carlos Vainer, professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur) ligado ao grupo de intelectuais, trouxe a idéia da comemoração para a UFRJ. De acordo com o docente, que está se reunindo, desde o dia 9 de julho, com membros da comunidade universitária interessados na iniciativa, a intenção é organizar eventos que almejem pensar os processos políticos, societários, culturais e artísticos desencadeados em 1968.

— Queremos pensar, por exemplo, como estava o Cinema, a Psicologia, a Psiquiatria e a Música em 68. Em todas as esferas da vida social, houve rupturas. Resgatar essa idéia é fundamental, sobretudo em um país que parece muito acomodado sobre o fato de que não temos muito o que fazer — enfatiza o professor.

O objetivo principal dos organizadores é realizar as comemorações em locais nos quais existam remanescentes das experiências de 1968. Vainer salienta que pretende mobilizar instituições como a PUC e a UERJ para os eventos e lembra que essas universidades participaram decisivamente dos acontecimentos do ano de 1968 no Brasil.

— Che Guevara dizia que era necessário criar um, dois, três mil Vietnãs. Eu brinco dizendo que é necessário criar um, dois, três mil eventos comemorativos de 68. Eu quero que todo mundo colabore, celebre e rememore esse período, porque a rememoração é uma atualização presente daquilo que aconteceu naquele ano — observa.

Apesar de ainda não ter sido estabelecida uma programação oficial das comemorações, Vainer antecipa que, entre as idéias do projeto, constam a exibição de mostras retrospectivas de filmes da época, a organização de um debate filosófico internacional e a elaboração de concursos nacionais de redação de Ensino Médio e de monografias de Ensino Superior sobre os eventos de 1968. Além disso, o site oficial do evento comemorativo, que está sendo desenvolvido pela Coordenadoria de Comunicação da UFRJ (CoordCOM/UFRJ), disponibilizará um espaço no qual estudantes poderão realizar pesquisas escolares sobre o tema.

A importância de 1968

A importância de 1968 vai além das inúmeras manifestações críticas verificadas no período e se traduz também através das propostas inovadoras relacionadas a novas formas de pensar as relações entre gêneros e intrafamiliares surgidas no final da década de 1960: “rememorar, comemorar e atualizar 1968 é uma maneira de continuar travando uma luta por idéias, visões de mundo e por práticas societárias, familiares e sexuais. É lutar também por determinadas práticas políticas, nas quais cada cidadão se vê com um agente da política. Difundir as idéias que ali estavam presentes e que permanecem fortes na nossa sociedade, mas que alguns desejam enterrar, é o nosso objetivo”, sublinha Vainer.

O professor destaca que iniciativas como o projeto de celebração de 1968 são importantes especialmente dentro do atual contexto político-econômico: “falar de 68 é falar sobre um sentimento latente de insubordinação, de desafio à autoridade, de desrespeito às instituições, sejam elas familiares, políticas, escolares, universitárias, artísticas ou musicais. Embora ninguém tenha tomado o poder em 1968, ele foi severamente questionado em várias esferas. Hoje, há uma onda conservadora reacionária que critica a permanência desse sentimento de que é necessário contestar. O momento atual, marcado pela falta de utopias e pela crise do socialismo, torna fundamental a realização de um evento como esse”, completa.

Anteriores