Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 169      31 de julho de 2007


Ponto de Vista

Esmiuçando o Mostra Mais

Stéphanie Garcia Pires, da AgN Praia Vermelha

imagem ponto de vista

Comprimir em 60 minutos uma peça teatral, articulando o espaço e o tempo em uma composição artístico-poética — este é o papel dos jovens diretores que integram anualmente o Mostra Mais, evento que constitui a disciplina Direção 6 da graduação em Direção Teatral, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ao longo dos anos, os resultados têm sido satisfatórios. Prova disso está na platéia sempre cheia, prestigiando os espetáculos. Com o intuito de explicar melhor o evento que reúne dezenas de alunos interessados em produzir entretenimento gratuito e de qualidade, o Olhar Virtual conversou com a professora Carmem Gadelha, coordenadora do curso na instituição.

Olhar Virtual: O que é o Mostra Mais?

Carmem Gadelha: o Mostra Mais é como a transição entre a primeira atividade prática e o espetáculo final dos estudantes. Ele é um momento em que cada estudante já tem seu próprio orientador para ir trabalhando a composição do espaço em harmonia com o tempo real e o tempo interno do enredo encenado. Essa temporalidade deve ser poética, significativa, atuante nos gestos dos personagens. Um desafio é que esses jovens diretores precisam compactar uma peça extensa em 60 minutos, editar o texto sem adulterar sua lógica, sabendo articular as partes e evitando que seja perdida a essência da narrativa.

Olhar Virtual: Alguns alunos reclamaram que o evento foi pouco divulgado fora da universidade. Como a senhora avalia isso?

Carmem Gadelha: a proposta é realmente restringir o Mostra Mais ao âmbito acadêmico e que ele consolide uma vida cultural na UFRJ. Porém, orientamos os estudantes a montarem um espetáculo de bolso, portátil. A intenção é que a estréia dessas peças seja no Mostra Mais, mas que depois elas possam ser exibidas em outros eventos. Três peças do Mostra Mais 2007 foram selecionadas para serem apresentadas no Festival do Teatro Universitário no Sesc Tijuca. Todas ficam disponíveis para convites, prontas para integrar outros eventos nas unidades da UFRJ, mesmo fora dos seus campi, integrando a universidade em suas atividades de extensão e de assistência junto às comunidades.

Olhar Virtual: Quando o Mostra Mais passou a ser destacado?

Carmem Gadelha: o evento é uma tradição antiga na Direção Teatral. Porém, ganhou um destaque maior apenas quando passou a ocupar a primeira quinzena de julho, deixando de coincidir com a época de exibição dos espetáculos de conclusão de curso, no final do ano. Foi aos poucos ganhando mais autonomia e visibilidade, evoluindo para o que é hoje, um evento que sempre conquista platéias cheias.

Olhar Virtual: A nova direção da Escola de Comunicação (ECO) trouxe alguma melhoria para o evento?

Carmem Gadelha: A atual gestão da ECO, com a diretora Ivana Bentes, vem efetivamente incentivando e investindo em melhorias, entretanto, é preciso mais. A comunidade acadêmica precisa perceber que o curso de Direção Teatral tem uma natureza diferente e, portanto, necessita de tratamentos específicos. Precisamos de um espaço que torne possível uma maior dedicação à prática do teatro, em complemento às teorias. Faltam salas, instalações adequadas para o ensino desta arte, que tem seu valor como uma produção do saber reflexivo do ser humano e das manifestações da sociedade.

Olhar Virtual: Num balanço geral, o evento foi satisfatório?

Carmem Gadelha: O balanço geral foi satisfatório. Vimos trabalhos vigorosos, instigantes, muito criativos. Foi perceptível uma qualidade teatral elaborada, com o empenho dos estudantes trabalhando em conjunto com seus orientadores. Esses jovens diretores contam com uma liberdade relativa de experimentação, de invenção de diversas expressões artísticas teatrais, mas, claro, obedecendo às limitações para a realização do espetáculo, próprias de um evento universitário, com infra-estrutura devedora.

 

Anteriores