Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 159      22 de maio de 2007


Tome Nota

Comunicação, Ciência e Tradição: reequilíbrio energético

imagem tome nota

Pesquisadores do Programa de Estudo Interdisciplinar em Arte Dramática, Ciências Sociais e Ecologia da Mente — PACEM/ECO/UFRJ — farão atendimentos gratuitos para reequilíbrio energético, no Campus da Praia Vermelha.

O Programa PACEM surgiu como resultado de iniciativas realizadas a partir de um campo interdisciplinar de estudos e pesquisas desenvolvidos por diversas unidades da UFRJ, e por outras universidades e centros de pesquisa, no Brasil e no exterior.

Partindo de uma atuação prática, busca-se estruturar novos conceitos e desempenhos nos campos da Arte Dramática, das Ciências Sociais e da Ecologia da mente.

A superação de antigos paradigmas do conhecimento ocidental implicou no desenvolvimento de um novo campo, a chamada Ecologia da Mente. Nesse sentido, foram desenvolvidos estudos em áreas como Teoria dos Papéis, Identidade Psico-cultural e Sistemas Antropológicos de Significação, abordando a religiosidade popular e as subjetividades alterativas (e marginalizadas sócio-culturalmente, como as psicóticas), buscando favorecer suas possibilidades de harmonização grupal, utilizando amplamente novas sínteses metodológicas de criatividade popular.

Os atendimentos poderão ser marcados nos seguintes telefones: 2552-5122 / 9945-7484

No momento a página eletrônica do PACEM está desatualizada. Em breve estará disponível uma nova versão: www.eco.ufrj.br/pacem.

Anteriores