Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 148      01 de março de 2007


Cursos e Palestras

I Simpósio Interno de Ensino, Pesquisa e Extensão

Imagem 1

A Faculdade de Farmácia da UFRJ promove, como uma das atividades comemorativas de seus 60 anos, o I Simpósio Interno de Ensino, Pesquisa e Extensão, entre os dias 9 e 11 de abril de 2007. Informações sobre incrição, programação e organização podem ser encontradas no site http://www.farmacia.ufrj.br/60anos.


Programa de Educação Continuada do IE abre novas turmas

Imagem 1

Novas turmas do Programa de Educação Continuada (PEC) do Instituto de Economia (IE) terão início em março. Os cursos voltados para áreas de Finanças, Setoriais, Especialistas, Sociais e Estratégia serão destinados a profissionais graduados de diversas formações.

As inscrições podem ser feitas pela Internet pelo site http://www.ie.ufrj.br/pec/programacao.php.


Poli oferece novo curso: aulas de Engenharia do Entretenimento iniciam esse semestre

 

Imagem 1

O Laboratório de Engenharia do Entretenimento (LEE), da Escola Politécnica (POLI), lançou o curso de Especialização em Engenharia de Produção do Entretenimento. A pós-graduação é pioneira no Brasil e foi criada para atender à demanda do crescente mercado, que movimenta 1,5 trilhão de dólares por ano no mundo.

O curso, que terá início em abril, capacitará profissionais de diferentes áreas de atuação para o planejamento e gerenciamento de projetos para a indústria do entretenimento e serviços, seja para a produção de um filme, gestão de um bar, música, turismo ou para criação de um novo jogo eletrônico. A novidade é resultado da parceria entre a Escola Politécnica e a Coppe, e será a primeira pós-graduação lato sensu em Engenharia do Entretenimento da América Latina.

As aulas serão ministradas dois dias por semana, sempre à noite, no campus da Praia Vermelha, na Urca. O curso, que terá 20 meses de duração, vai contar com professores de Engenharia, Comunicação, Economia, Belas Artes e profissionais do mercado.

Há dois anos, a Escola Politécnica da UFRJ também promove o congresso de Engenharia do Entretenimento. Este ano, o evento acontecerá entre os dias 19 e 21 de setembro, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, no campus da Praia Vermelha. A programação conta com palestras, debates, apresentação de projetos, oficinas, mini-cursos, lançamento de livros, exposições e festas.

As inscrições para o curso de Engenharia de Produção do Entretenimento vão até o dia nove de abril. Os interessados devem entrar em contato com os coordenadores do projeto através dos telefones: (21) 2562-8558 e 9977-8373. Outras informações podem ser obtidas no site do Laboratório organizador www.lee.ufrj.br


I Simpósio Brasileiro de Mudanças Ambientais Globais

Imagem 1

O I Simpósio Brasileiro de Mudanças Ambientais Globais será realizado, nos dias 11 e 12 de março, na cidade do Rio de Janeiro. A iniciativa é da Academia Brasileira de Ciências (ABC), do Programa Internacional da Geosfera-Biosfera (IGBP) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT). O objetivo é apresentar e debater a ciência que se faz no Brasil sobre mudanças ambientais globais e, também, avaliar a criação de um comitê nacional sobre o tema junto à ABC.

Informações complementares, pelo site: http://www.abc.org.br ou pelo telefone (21) 3907-8100.

 

 


Coppead lança curso de Formação em RH

Imagem 1

O Instituto de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (Coppead) da UFRJ acaba de lançar o Curso de Formação em Recursos Humanos, que abordará temas como estratégia empresarial, recrutamento e seleção, gestão de carreiras, psicologia aplicada e responsabilidade social.

O curso tem por objetivo atender a necessidade das empresas em contratar jovens profissionais qualificados para atuar na área de Recursos Humanos. O programa fornece conhecimentos práticos e instrumentais àqueles que já atuam no setor, mas têm pouca experiência, ou os que desejam ingressar na área. A primeira turma será iniciada em março, com aulas ministradas aos sábados. A metodologia inclui aulas expositivas, execução de exercícios práticos e análise de casos reais de empresas.

Voltado para profissionais mais jovens – alunos dos dois últimos períodos de graduação ou com poucos anos de formados, o Programa de Formação do Coppead tem por objetivo desenvolver, entre futuros executivos, competências específicas, através de disciplinas práticas, voltadas para a realidade do mercado. Além do curso de Formação em Recursos Humanos, o Coppead está com inscrições abertas para as turmas de Administração Internacional, Marketing (início em 24 de fevereiro) e Logística, sendo este último oferecido no Rio de Janeiro (3 de março) e em São Paulo (17 de março). Cada curso possui uma carga de 160 horas/aula.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (21) 2598-9898 / 2598-9867 / Fax: (21) 2598-9840.


Seminário "Universidade: Memória, Documentação e Pesquisa”

Imagem 1

"Universidade: Memória, Documentação e Pesquisa” é o tema do seminário que será realizado pelo Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) da UFRJ, durante os dias 3 e 4 de abril de 2007, no Auditório Pedro Calmon do Forum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ.

O Seminário que congregará diversos pesquisadores e estudiosos da história e memória de nossa universidade. O Seminário configura-se como espaço para aprofundamento de discussões e reflexões sobre aspectos históricos e memorialísticos de nossa universidade. Possibilitará, também, à comunidade acadêmica, bem como ao público externo com interesse sobre a temática, conhecer os trabalhos de pesquisa que vêm sendo desenvolvidos na própria universidade, o que pode refletir movimentos profícuos de busca e resgate de sua identidade institucional, nesses tempos de novos caminhos e desafios que nos levam a constantes redefinições de paradigmas.

Além disso, o encontro será o primeiro passo para a estruturação do Projeto Memória SiBI/UFRJ, do Grupo de Pesquisa em Memória e Documentação (GPMD - SiBI).

As inscrições para participação já estão abertas e são gratuitas.

O FCC está localizado na Avenida Pasteur, 250. Mais informações podem ser obtidas através do site http://www.sibi.ufrj.br

Anteriores