Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 148      01 de março de 2007


De Olho na Mídia

UFRJ vai abrir curso de pós-graduação em Produção de Entretenimento

 

Rio de Janeiro - Em abril deste ano, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) passará a oferecer um curso pioneiro no país e inédito no mundo: Especialização em Engenharia de Produção do Entretenimento. As inscrições serão abertas em março.

Segundo o coordenador do curso, José Augusto Kamel, professor de Engenharia de Produção da Escola Politécnica, serão oferecidas várias disciplinas, visando à formação de business (negócio) para todas os ramos do entretenimento, como televisão, rádio, música, turismo. “É uma coisa interdisciplinar mesmo!”, afirmou Kamel, em entrevista à Agência Brasil.

Ele disse que o curso foi criado para atender à demanda de um mercado crescente, que movimenta anualmente cerca de US$ 1,5 trilhão no mundo, de acordo com dados de 2005. Para ele, existe no Brasil um mercado potencial a ser explorado.

No Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, a indústria do entretenimento ocupa o sexto lugar no ranking de atividades mais desenvolvidas, à frente de indústrias tradicionais, como a química e a metalúrgica e a própria indústria de alimentos, destacou Kamel. Nos Estados Unidos, o mercado do entretenimento soma 200 bilhões de horas de produção para US$ 300 bilhões faturados por ano, segundo a publicação Entertainment Industry Economics.

“Esse mercado está em franca expansão. A internet derrubou fronteiras, o celular põe você em contato com o mundo, o dia inteiro. A comunicação mudou muito e, dentro dos aparelhos produtivos, fez uma revolução muito grande”, disse ele. E, por causa das mudanças tecnológicas que chegam aos cidadãos diariamente, são necessárias soluções criativas a todo momento, no âmbito econômico e social, acrescentou.

O professor informou que o novo curso vai misturar comunicação, engenharia de produção, sociologia e psicologia, além de outras áreas do conhecimento. As aulas serão dadas no campus da Praia Vermelha. A temática do curso está sendo desenvolvida em conjunto pelo Laboratório de Engenharia do Entretenimento da Escola Politécnica da UFRJ com a Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia (Coppe), daquela universidade.

Kamel ressaltou que existe um consenso de que a economia do entretenimento está intimamente vinculada à economia da cultura, o que poderá servir de base para os trabalhos que serão realizados no curso.

O Laboratório de Engenharia do Entretenimento desenvolve também atividades do gênero com comunidades carentes no entorno do campus da Ilha do Fundão, da UFRJ. Batizado de “Entretenimento Social Club”, o trabalho tem como público-alvo o grupo cultural Nação Maré, da favela da Maré, que reúne cerca de 40 pessoas. A idéia é aplicar nesse grupo a estratégia adotada em Vigário Geral, que resultou na criação da organização AfroReggae, de socialização de jovens através da música e da dança, hoje com fama internacional.

O professor explicou que o objetivo é chegar a um modelo de negócio parecido com o que o AfroReggae tem hoje: "Eles têm uma ONG [organização não-governamental] que trabalha com financiamento externo para manutenção dos trabalhos da comunidade”. Para tanto, o Laboratório de Engenharia do Entretenimento da UFRJ está fundando a ONG Nação Maré. Um dos planos consiste em fazer um disco e promover shows dos rapazes que integram o projeto.

Veículo: Jornal da Mídia – BA   Data: 25/02/2007   Editoria: Educação

Anteriores