No Foco

Desenvolvimento da plataforma ActivUFRJ para compartilhamento de trabalhos acadêmicos

 

 

Déborah de Araujo – Agência UFRJ de Notícias – Centro de Tecnologia

 

O Ambiente Colaborativo de Trabalho Integrado e Virtual da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ActivUFRJ) visa a apoiar as atividades acadêmicas da universidade. Desenvolvido pelo INCE (Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais), dirigido pela pesquisadora Claudia Motta, a plataforma virtual é semelhante às redes sociais, mas visando a interação no meio acadêmico.

Este ano, a plataforma já está sendo usada para apoiar a Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ (JICAC-UFRJ). Através da biblioteca on-line, as pessoas podem acessar e publicar materiais que produziram. Além disso, há disciplinas de graduação e pós-graduação já sendo oferecidas através do ActivUFRJ. Segundo Claudia, “o ambiente é usado para apoiar conselhos e grupos de trabalho, bem como projetos de pesquisa”.

Entretanto, o ActivUFRJ ainda não está disponível para todos os cursos. A plataforma vem sendo utilizada pelos alunos do Curso de Pós-graduação em Informática e, através da parceria firmada entre o INCE e a Faculdade de Medicina, também foi disponibilizada para o Curso de Fonoaudiologia. “Inicialmente, estamos fazendo as inscrições através de convites para garantir que só esteja no ambiente o corpo social envolvido com atividades da UFRJ”, explicou a diretora do INCE.

De acordo com a pesquisadora, vem sendo discutido com as Pró-reitorias e gestores da UFRJ “estratégias para ampliar aos poucos o acesso para todos que quiserem utilizar o ActivUFRJ”. “A ideia é que, no futuro, a UFRJ esteja toda mapeada e conectada através do ActivUFRJ, de modo que qualquer um possa descobrir seus pares (área de interesse) e compartilhar suas produções. A UFRJ estará ‘aberta como uma folha de jornal’, basta um sobrevoo e você encontra visualiza o todo”, completou.

A origem do ActivUFRJ

Claudia Motta é docente do Programa de Pós-graduação em Informática, atuando na área de Informática, Educação e Sociedade. Já orientou projetos finais de Curso do Departamento de Ciência da Computação/IM e dissertações de mestrado nessa área. Seu principal campo de pesquisa está relacionada aos temas "Inteligência Coletiva" e "Ambientes Educacionais Cooperativos".

A ideia inicial do ActivUFRJ nasceu em 2006 no projeto final de curso de um de seus orientandos, Bruno Hildenbrand, aluno de Ciências da Computação. Após a primeira fase, diversas dissertações de mestrado desenvolveram funções para a plataforma, incluindo mecanismos que promovam o “encontro de pessoas com o mesmo interesse e  recomendação de produções acadêmicas.”

“Muitas vezes encontramos um ‘par’ num evento fora da UFRJ, trabalhamos na mesma área, mas somos de unidades ou centro diferentes. A ideia é que não precisemos mais contar apenas com a sorte para encontrar pessoas que têm o mesmo interesse que o nosso”, conclui a pesquisadora.