Agenda

Exibição de filme ecológico no Igeo

Nos dias 6 e 8 de setembro, o Instituto de Geociências (Igeo) irá exibir as duas partes do documentário Mega Reciclagens – Cemitério de Máquinas. O primeiro DVD, no dia 6, será exibido às 12h15 e às 17h15, e fala sobre o tema das minas e plataformas de petróleo. Já no dia 8, às 12h15 e às 15h15, será exibida a parte do documentário que aborda a questão do lixo biológico.

Mega reciclagens é uma série produzida pelo History Channel que revela os processos ocorridos depois que o ciclo de vida de grandes máquinas acaba, deixando-as obsoletas. A série mostra ao público como há muito para ser reutilizado, sendo possível, através da reciclagem, minimizar o impacto ambiental.


As exibições terão a duração aproximada de 94 minutos cada, sendo realizadas pelo Centro de Estudos de Mudanças Ambientais (Cema-Igeo), na Av. Athos da Silveira Ramos, 274, Cidade Universitária. Maiores informações e contato através do telefone (21) 2598-9461. A entrada é franca.

Mesa-redonda em homenagem a Mauricio Abreu

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur-UFRJ), o Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGG-UFRJ) e a Fundação Casa de Rui Barbosa, do Ministério da Cultura, convidam para uma mesa-redonda em homenagem ao geógrafo Mauricio de Almeida Abreu, que tanto contribuiu para a compreensão dos processos de evolução urbana da cidade do Rio de Janeiro.
O evento acontece no dia 12 de setembro, às 18h, na sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa, que fica na Rua São Clemente, 134 – Botafogo. As palestras contam com a presença do professor Roberto Lobato Corrêa, do PPGG-UFRJ, e de Laurent Vidal, professor de História da Université de La Rochelle.
Mais informações podem ser obtidas em www.ippur.ufrj.br.



“140 anos da Comuna de Paris” na Praia Vermelha"

 

Nos dias 14 e 15 de setembro, será comemorado, no campus da UFRJ na Praia Vermelha, os “140 anos da Comuna de Paris”. O evento, que recordará o primeiro governo operário da história, será marcado por uma série de debates e atividades culturais relacionados a esse grande fato histórico.

A programação conta com pessoas importantes do meio, como Claudine Rey, da Association les Amis de La Commune de Paris, e Carlos Nelson Coutinho, da UFRJ. Nas mesas com participações internacionais, haverá tradução simultânea para o português.

O evento será realizado no 2º andar do Palácio Universitário, no salão Pedro Calmon. A conferência de abertura será às 13h30 e a entrada é gratuita, sem a necessidade de ser feita  inscrição prévia.


A programação completa e outras informações podem ser encontradas no  site http://www.amigosdacomuna1871.blogspot.com/.



O ritmo entra no lugar dos cálculos na Escola Politécnica

Na próxima quinta-feira (8/9), começa a “Oficina de Ritmos da Engenharia”, uma iniciativa da Associação Atlética Acadêmica da Politécnica. A ideia é explorar exercícios de corpo e voz, trabalhando basicamente com instrumentos de escolas de samba, tais como  surdos,  caixas, repiques, tamborins e chocalhos.

As aulas serão realizadas todas as quintas-feiras, das 17h30 às 19h, no auditório Horta Barbosa (Bloco A, térreo, Centro de Tecnologia). O número de vagas no primeiro mês é limitado a 15, podendo aumentar conforme a demanda. O projeto é destinado exclusivamente aos alunos do Centro de Tecnologia da UFRJ.

Para cobrir os custos com apostila, professores  e instrumentos, será cobrada uma taxa mensal de R$ 50,00. As inscrições estão sendo realizadas no Centro Acadêmico de Engenharia (Bloco F.  Fundos), preferencialmente das 12h às 13h, mediante o pagamento da 1ª mensalidade. Informações adicionais podem ser obtidas ao enviar um e-mail para atletica@poli.ufrj.br.



Um olhar sobre a "Bienal de Veneza 2011"

No próximo dia 15 de setembro, quinta-feira, a Escola de Belas Artes da UFRJ (EBA) abre suas portas aos visitantes para uma Aula Aberta com a professora Beatriz Pimenta Velloso. A aula irá abordar como tema a "Bienal de Veneza 2011", que de acordo com a professora é “um evento que tem dois principais centros: os armazéns do antigo Arsenal e os pavilhões montados por cada país participante no pátio do campo de Giardini”.        

Beatriz  é artista visual, doutora em Artes Visuais e professora de Escultura da Escola de Belas Artes. Seu trabalho em artes visuais se iniciou com gravura e pintura nos anos 1980; a partir dos anos 1990 trabalhou com fotografias e objetos. Atualmente, suas fotografias e vídeos estão dispostos em ambientes construídos para o uso do visitante.

Sobre o conteúdo a ser tratado, a professora ressalta ainda que, “numa simples visita de cinco dias, assimilar todos os trabalhos e conceitos utilizados por artistas e coletivos que integram a ‘Bienal de Veneza’ é uma tarefa impossível”. “Por isso,  pretendo apresentar  comentários feitos a partir das fotos que captei, o que na verdade é um pequeno recorte que inclui, claramente, meu interesse pessoal e uma boa dose de acaso”, diz.

A Aula Aberta objetiva proporcionar aos ouvintes uma ideia dos trabalhos expostos na Bienal de 2011. É aberta a perguntas e participações, e acontece no dia 15 de setembro, das 10h às 12h, no auditório 614 da Escola de Belas Artes, no prédio da Reitoria, Cidade Universitária.