Agenda

A vida invade as telas no cineclube da Casa da Ciência

Guerra sem cortes (EUA, 2007), de Brian de Palma, é a atração de 3 de setembro do cineclube Ciência em Foco. Inspirado no assassinato de uma menina iraquiana de 14 anos por quatro soldados norte-americanos, cria-se uma montagem ficcional de filmagens aparentemente documentais.

O conflito entre a ambição de manter um olhar independente e exterior aos fatos e o desejo de participar nas condições reais dos personagens soldados não se resolve.

A exibição será seguida da palestra “O olhar embarcado tendências de documentarismo ficcional no cinema de guerra atual”, com o doutor em semiótica pela Aarhus Universitet, Dinamarca, Karl Erik Schollhammer. Ele também é professor do Departamento de Letras da PUC-Rio. Publicou, dentre outros livros, Além do visível e Linguagens da violência.

O cineclube exibe um filme seguido de debate no primeiro sábado de cada mês, sempre às 16h. O objetivo é estimular a produção e circulação de novas ideias. A entrada é franca.

O filme em pauta tem duração de noventa minutos e a faixa etária indicada é de 16 anos. A Casa da Ciência se localiza na Rua Lauro Müller, 3 – Botafogo.  Mais informações em: http://cineclubecienciaemfoco.blogspot.com.


Faculdade de Direito debate obras clássicas

A Faculdade de Direito (FD) oferece mais um projeto complementar à formação acadêmica. Trata-se do projeto “Obras Clássicas”, que trará, periodicamente, a discussão de uma obra literária (jurídica ou não) sob a apresentação de um professor da FD ou um convidado de outra instituição.

Calendário para este semestre, abaixo, sempre das 16h30 às 18h00, na sala 304:

AGOSTO
25: Juliana Magalhães: A Megera Domada, de William Shakespeare

SETEMBRO
1: Carlos Bolonha: Ética a Nicômaco, de Aristóteles
29: Cecília Caballero Lois: Uma Teoria da Justiça, de John Rawls

OUTUBRO
6: Márcia Cristina Xavier: Dom Casmurro, de Machado de Assis
27: Luciana Boiteaux: Vigiar e Punir, de Michel Foucault

NOVEMBRO
3: Eduardo Moreira: O Dever do Advogado, de Ruy Barbosa


24: Ana Lúcia Sabadell: Dos Delitos e das Penas, de Cesare Beccaria


Escola de Química comemora 78 anos

A Direção da Escola de Química da UFRJ comemora os 78 anos de sua unidade acadêmica, realizados no período de 12 a 16 de setembro, com diversas atividades.

No dia 12 acontece a sessão de abertura, às 9h, quando serão apresentados os recentes desenvolvimentos e conquistas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

A cerimônia ocorre na Escola de Química, Av. Athos da Silveira Ramos, 149, Centro de Tecnologia, Bloco E, sala E 212, Cidade Universitária.



Ciclo de Palestras no Instituto de Macromoléculas

O Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA) inicia seu Ciclo de Palestras, que acontecerão sempre às quintas-feiras, das 13h às 14h, no Auditório do IMA. O programa tem o objetivo de reunir pesquisadores de renome e integrar profissionais de diversas áreas, fomentando a permeação do conhecimento e a colaboração entre profissionais.

A primeira palestra será realizada no dia 1º de setembro, sobre “Aplicações Biotecnológicas de Polímeros”, ministrada pelo professor José Carlos Pinto (Coppe/UFRJ). O encontro é na Av. Horácio Macedo, 2.030, Bloco J, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária.

Para mais informações, acesse o site: http://www.ima.ufrj.br/ensino/noticias/ciclo-de-palestras-2011/55/