Agenda

Literatura irlandesa é tema de palestra

Na próxima sexta-feira, dia 26 de agosto, a Faculdade de Letras da UFRJ apresenta a palestra do professor Asier Altuna intitulada "A New Literature for a New Ireland" (Uma Nova Literatura para uma Nova Irlanda). A organização do evento é da professora Michela Rosa Di Candia, professora-adjunta de Literaturas de Língua Inglesa do Departamento de Letras Anglo-Germânicas.

Asier Altuna é professor de línguas inglesas e literatura na Universidade de Deusto, em Bilbao, na Espanha. Responsável pelo módulo de Eurocompetence I, ele trabalha habilidades de escrita, de apresentação e competências interpessoais. Atualmente, Asier realiza pesquisas em interculturalismo, multiculturalismo e transculturalismo, além de nova literatura irlandesa e europeia.

A palestra acontecerá às 11h  no auditório E3 da Faculdade de Letras, na Cidade Universitária.


História da Escravidão num Porto Africano: O Caso de Benguela

O Laboratório de Estudos Africanos (LeÁfrica) do Instituto de História da UFRJ promove, na próxima quinta-feira (25/08), às 18h, a palestra “História da Escravidão num Porto Africano: O Caso de Benguela”, que será ministrada pela professora Mariana Candido, da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. A palestra será na sala 113 do Instituto de História.

Mariana Candido é graduada em história pela UFRJ, fez mestrado em estudos africanos no El Colegio de Mexico e doutorado em História da África naYork University, em Toronto, Canadá.

O endereço do Instituto de História da UFRJ é Largo de São Francisco, 01 – Centro – Rio de Janeiro.



Instituto de Química realiza seminários

 No dia 24 de agosto, inicia o ciclo de Seminários do Programa de Pós-Graduação em Química – UFRJ. O evento é aberto a todos e será realizado às quartas-feiras, das 13h às 15h, até o dia 30 de novembro.

O primeiro abordará o tema: "O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos. INCT-INOFAR: Quem somos? O que fazemos?", ministrado por Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro, professor da Faculdade de Farmácia da UFRJ, pesquisador do CNPq e membro da Academia Brasileira de Ciências.

O evento acontece na sala 633 do Instituto de Química, Bloco A, Centro de Tecnologia. Confira a programação completa dos seminários no site: http://www.pgqu.net/



Terceiro Seminário Internacional Capitalismo Cognitivo

 De 24 a 26 de agosto, será realizado, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Seminário Internacional Capitalismo Cognitivo, com o tema “Revolução 2.0: da crise do capitalismo global à constituição do comum”. O evento é uma realização do Laboratório Território e Comunicação (LABteC/UFRJ) e Laboratório Interdisciplinar sobre Informação e Conhecimento (Liinc/IBICT-UFRJ), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ) e com a Rede Universidade Nômade.

Para cada um dos três dias do evento, estão programadas duas mesas de debate. No dia 24, às 14h, será realizada uma sessão de abertura, com os professores do PPGCI Giuseppe Cocco e Sarita Albagli. Nos dias 25 e 26, acontecerão mesas de debate às 9h e às 14h. A inscrição é gratuita e pode ser realizada através da ficha de inscrição disponível na página do seminário: (http://www.ppgci.ufrj.br/acontece/seminario_internacional/)

Professores, pesquisadores e representantes de movimentos nacionais e internacionais serão os convidados das mesas, que levarão a debate os temas “Entre a Crise do Capitalismo Global e a Democracia em Rede”, “Cidade, Direitos Emergentes, Megaeventos”, “Metrópole: Crise da Governança e Novos Conflitos”, “Produção Compartilhada, Inovação e Democracia” e “Cultura Viva, Trabalho Vivo”. A programação completa, assim como a relação dos palestrantes, está disponível na página: (http://www.ppgci.ufrj.br/acontece/seminario_internacional/#PROGRAMA)

O evento será no Auditório Ministro João Alberto Lins de Barros, no CBPF. O endereço é Rua Lauro Muller, 455 – Botafogo, Rio de Janeiro.