Zoom

Aluno da EBA cria revista virtual sobre artes



Júlia de Marins

Criada em janeiro deste ano, a Revista Monotipia apresenta, ao longo de suas oito edições, entrevistas, quadrinhos e ilustrações produzidos por alunos da UFRJ para o público interessado em conhecer ou aprender mais sobre os quadrinhos e as artes em geral. Iniciativa independente, o projeto foi criado por Julio Martins de Castro – estudante de graduação da Escola de Belas Artes (EBA) e editor da Monotipia – para dar continuidade ao trabalho realizado por ele, juntamente com outros três alunos da EBA, por meio da Revista Pheha (www.pheha.com), entre agosto de 2008 e 2009. Segundo Martins de Castro, “a Revista Monotipia é um pacote de informação para que ilustradores, quadrinhistas e outros artistas plásticos divulguem sua produção para além de seus canais individuais”.

De acordo com ele, as publicações buscam dar espaço a criadores e, assim, incentivá-los a produzir. “O objetivo da Monotipia é incentivar a criação artística, uma vez que pretendemos, mantendo um padrão de qualidade, ser um veículo acessível aos artistas que nos procurarem, além de outros, convidados”, disse o editor. Veiculada apenas virtualmente, a revista busca atingir, com a ajuda da divulgação por mailing e redes sociais, o público que tem tempo e gosta de ler na internet, em especial sobre quadrinhos. “Nosso leitor é, principalmente, quem tem interesse em outro olhar sobre os quadrinhos – e sobre as artes em geral. Não necessariamente os interessados por este ou aquele personagem, ou algum movimento específico, mas quem quer conhecer o que está acontecendo, quem são os artistas que estão produzindo. Não é preciso conhecer previamente, por exemplo, Laudo Ferreira, entrevistado da oitava edição, para aproveitar plenamente a entrevista com ele. A Monotipia é uma publicação para quem não necessariamente conhece o meio”, especificou o criador da revista.

Em relação ao conteúdo, o trabalho conta com autores colaboradores – alunos da UFRJ, estudantes de outras instituições e demais artistas – empenhados em publicar textos ou imagens feitos por seu próprio interesse, sem imposições. Segundo Martins de Castro, “não há assuntos preestabelecidos, mas incentivamos os autores a enviarem material que tenham feito para si, não para alguma encomenda ou disciplina. Acredito que seja mais interessante quando o trabalho reflete as questões do autor, não uma eventual demanda externa”.

Quem quiser participar das edições, pode enviar portfólio para monotipia@gmail.com. A Revista Monotipia é realizada inteiramente por alunos, sem a participação de docentes, e pode ser acessada pelos endereços www.monotipia.com e http://blog.monotipia.com.