Agenda

UFRJ recebe IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada

A Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o apoio do Centro de Ciências da Matemática e da Natureza (CCMN) e da Faculdade de Letras (FL), por meio do Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada e do Departamento de Letras Anglo-germânicas, relizará o IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (IX CBLA).

O evento terá como tema “Linguística Aplicada e Sociedade” e objetiva proporcionar espaços para a visibilidade de apresentação e realização de discussão sobre as pesquisas feitas em diversas regiões do  país, além de intensificar o intercâmbio de pesquisadores que desenvolvem estudos na área de Linguística Aplicada (LA).

O  Congresso, que reuniu 700 profissionais do campo de LA em sua última edição, acontecerá este ano entre dos dias 25 a 28 de julho no CCMN, na UFRJ, na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro. A universidade foi especialmente designada para receber o evento, já que em meio aos componentes da Diretoria da ALAB estão as professoras da FL/UFRJ Paula Szundy – presidente – e Christine Siqueira Nicolaides – tesoureira. De acordo com a programação já divulgada, serão apresentadas quatro conferências, seis mesas-redondas e vinte e um simpósios, além de comunicações temáticas e pôsteres.

Devido à sua importância como espaço de discussão para tópicos da área de Letras e Linguística, a Academia Brasileria de Letras (ABL) foi escolhida para sediar a abertura do IX CBLA. A cerimônia ocorrerá no dia 25 de julho, às 18h e será seguida pela apresentação da conferência intitulada “Contribuições das práticas transdisciplinares de pesquisa em LA”, com a Linguista Aplicada Profa. Dra. Inês Signori, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e outras atividades. A ABL é localizada na Av. Presidente Wilson, 203, no bairro Castelo, Rio de Janeiro.


Escola de Comunicação oferece seminário sobre cinema e teatro

A Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ irá oferecer, no segundo semestre de 2011, um seminário de pós-graduação que funcionará como um grupo de estudos em torno das relações entre cinema e teatro. Ministrado pelos professores Denilson Lopes e Gabriela Lírio, as aulas gratuitas serão destinadas à pós-graduação, mas serão aceitos alunos de graduação, bem como ouvintes a depender da disponibilidade de espaço.

O seminário segue a linha de pesquisa Tecnologias de Comunicação e Estéticas, sendo uma disciplina de pós-graduação, Meios de Comunicação, Poéticas e Estudos da Narrativa, assim como uma de graduação, Comunicação e Arte Contemporânea II (código: ECS507). As aulas serão às sextas-feiras, a partir de 19 de agosto, de 14h50 às 18h20. A leitura em inglês é obrigatória e os textos estarão disponíveis na pasta 33 da Xerox do Itamar, localizada no acesso à Faculdade de Educação (FE).

De acordo com Denilson Lopes, serão analisados os efeitos entre cinema e teatralidade que possibilitem compreender peças, filmes e performances, a partir de um trânsito entre as linguagens. “Partiremos do conceito de encenação, privilegiando a questão do espaço como um rico ponto entre cinema e teatro”, afirma o docente.

A ECO fica no campus da Praia Vermelha da UFRJ, localizado na Avenida Pasteur, nº 250, Urca. As inscrições em disciplinas pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) começam na próxima segunda-feira (18/07).



Editais de Pós-graduação na Coppead

 Estão abertas as inscrições para os cursos do Instituto de Pesquisa e Pós-graduação em Administração de Empresas da UFRJ (Coppead), para ingresso em 2012. Os prazos vão até os dias 18 e 30 de setembro para o mestrado e doutorado, respectivamente. O instituto, concebido em 1971, busca avançar o conhecimento na área de administração e gestão de negócios, oferecendo educação gerencial avançada, reconhecida nacional e internacionalmente.

Os cursos serão oferecidos em tempo integral, cabendo ao candidato, no momento da inscrição, definir sua área de interesse ou linha de pesquisa. No ato da inscrição o candidato deverá preencher o formulário de inscrição disponível no site da Coppead. Em seguida, o candidato passará por diversos processos de seleção. A listagem dos aprovados para o mestrado será divulgada na segunda quinzena de novembro, e a dos aprovados para o doutorado no dia 30 de novembro de 2011.

As inscrições deverão ser realizadas somente pela Internet no site da Coppead em www.coppead.ufrj.br. Maiores informações sobre os editais também podem ser encontradas no endereço acima.



I Prêmio Fotografia – Ciência & Arte

 Estão abertas as inscrições para o I Prêmio de Fotografia – Ciência & Arte, até o dia 12 de agosto de 2011. Com essa premiação, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) visa revelar novos talentos, atraindo a atenção de estudantes de graduação, mestrandos, doutorandos, docentes e pesquisadores, e estimulando sua produção artística.

Lançado no dia 27 de abril de 2011 na solenidade de comemoração do aniversário de 60 anos do CNPq, o prêmio foi concebido como um marco para a criação do acervo de imagens relativas à produção e à criação técnica e científica brasileira. Um de seus principais objetivos é promover uma abertura para a divulgação de trabalhos científicos relevantes, com a exposição de imagens feitas pelos próprios pesquisadores.

A premiação será atribuída em três segmentos: Lentes Convencionais, Lentes Especiais e Imagens Editadas. Esses segmentos são divididos em seis categorias: ambiente externo e paisagem humana; ambiente externo e paisagem natural; ambiente interno e estúdio; Micro (lupas, microscópios); Macro (telescópios, satélites); e ilustração científica ou imagem conceitual. É importante lembrar que todas as imagens inscritas farão parte do banco de imagens do CNPq.

A premiação para 1° lugar em cada categoria chega ao valor de R$ 8.000,00, podendo ser premiados ainda os segundos e terceiros lugares. Para efetuar a inscrição e esclarecer detalhes sobre o regulamento, aqueles os interessados devem acessar o site www.premiofotografia.cnpq.br.