No Foco

Pró-reitoria de Extensão lança revista com balanço de atividades

 

 

Júlia de Marins

 

Foi lançada, no início deste mês, a edição número zero da Revista de Extensão da UFRJ. Reunindo artigos escritos, em sua maioria, por pessoas responsáveis por criar, acompanhar e desenvolver programas interdisciplinares acerca de ações agrupadas por grandes áreas na universidade, o projeto visa a divulgar o balanço de um conjunto de atividades de extensão realizadas entre os anos de 2006 e 2010. Para o exemplar, foram escolhidos como grandes temas: Direitos Humanos, Justiça e Cidadania; distribuídos em cerca de 20 textos. A iniciativa foi organizada pela agora ex-Pró-Reitora de Extensão, professora Laura Tavares, com a participação da  Superintendente Acadêmica da Pró-Reitoria de Extensão (PR5), professora Ana Ines Sousa; da Superintendente Administrativa, Almaisa Monteiro Souza; e da Assessora da PR5, Isabel Cristina Alencar de Azevedo.

De acordo com a professora Laura Tavares, a Revista de Extensão é resultado do trabalho coletivo da equipe PR5 e trata-se de “uma antiga aspiração da Pró-Reitoria de Extensão. Esse número zero representa, ao mesmo tempo, um ponto de chegada, com uma espécie de análise das atividades de extensão desenvolvidas na UFRJ nestes últimos cinco anos, bem como um novo ponto de partida”. Segundo a professora, devido à falta de espaço, muitos assuntos interessantes não puderam ser incluídos na edição de lançamento, mas a escolha do que seria abordado aconteceu a partir da cuidadosa “seleção de algumas das principais áreas temáticas de atuação da extensão na UFRJ, fazendo uma convocatória para os respectivos coordenadores de programas e projetos representativos dessas áreas, incentivando o envolvimento de suas equipes na elaboração dos artigos”.

De acordo com a ex-pró-reitora, o exemplar buscou alcançar um público bastante amplo, por isso “foi divulgado em versão impressa - distribuído no Conselho Universitário (Consuni) - na semana em que foi lançado; na Plenária de Decanos e Diretores; no Fórum de Extensão (Coordenadores de extensão dos centros, unidades, programas e projetos); e será entregue a todas as unidades. Também o veiculamos em versão eletrônica, no endereço www.pr5.ufrj.br/revista”, disse ela.

Em relação à relevância de um trabalho como esse para a universidade, a professora acredita que, “além de divulgar a atuação da extensão na UFRJ, essa iniciativa marca um processo de institucionalização da extensão na universidade e de sua afirmação como atividade acadêmica indissociável da pesquisa e do ensino”. Com isso, ela ressalta que os leitores devem ser toda a comunidade da instituição, além do público externo.

Quanto às novas edições, Laura apontou que a ideia inicial do projeto era de que ele fosse contínuo, mas que agora seu andamento depende das decisões do novo Pró-Reitor da PR5, professor Paulo Benetti. “Cabe à atual gestão da Pró-Reitoria de Extensão decidir sobre a continuidade, o formato e o conteúdo da revista de agora em diante”, disse a professora.