Zoom

Escola de Música prepara ópera infantil



Júlia de Marins

Depois do sucesso de público do projeto “A escola vai à ópera” (2008), criado pela professora da Escola de Música da UFRJ, Maria José Chevitarese, a universidade será palco de uma obra construída especialmente para as crianças. O espetáculo “Joca, Juca e o Pé de Jaca”, também idealizado pela professora Chevitarese, é uma iniciativa que procura dar continuidade ao trabalho anterior e levar, de maneira adequada, a ópera ao público infantil, principalmente estudantes da rede pública de ensino.

A obra, com libreto e música do mestrando em composição Rafael Bezerra, conta a história de dois irmãos, Joca e Juca, que vivem grandes aventuras ao lado de suas gatas, Felina e Felícia, e de seus cães, Janjão e Janjinho, no dia em que seus pais vão ao mercado e os deixam em casa livres para aprontarem e comerem jaca.

Para realizar a montagem, crianças do coral da UFRJ e alunos de diferentes cursos da universidade, entre eles Música, Dança, Comunicação e Direção Teatral, trabalham em conjunto na produção, no elenco e na confecção de cenários e figurinos, sob orientação dos professores Marcos Nogueira, de composição, Ernani Aguiar, de refência orquestral, e Maria José Chevitarese, como diretora geral.

Para Chevitarese, “o projeto possibilita uma grande interdisciplinaridade, pois exige um trabalho em equipe que se contrapõe às aulas individuais que a maioria dos alunos da  Escola de Música tem, além de possibilitar o contato entre estudantes de diferentes  áreas”. Segundo ela, a ideia é “romper com o preconceito dos adultos quanto à relação das crianças com a ópera, porque a resposta dos pequenos que participam dos espetáculos ou dos que apenas assistem é fantástica, eles gostam de estar lá. Então, queremos fazer algo voltato para eles, mas claro que os adultos também serão bem-vindos”.

A produção, que já está sendo montada e ensaiada, deverá estrear na semana do Dia das Crianças, com apresentações nos dias 10, 11 e 13 de outubro, às 14h30, e dia 12 de outubro às 16h30, no Salão Leopoldo Miguez na Escola de Música da UFRJ, localizada na Rua Passeio, 98, na Lapa.