No Foco

Alunos recebem diploma de dignidade acadêmica

 

 

Gisele Motta

 

Aconteceu hoje (21/06), às 10h, a entrega dos Diplomas de Dignidade Acadêmica. A cerimônia aconteceu no Centro Cultural Professor Horácio Macedo, o Auditório Roxinho, no Centro de Ciências da Matemática e da Natureza (CCMN).

Os Certificados de Dignidade Acadêmica são concedidos, anualmente, aos discentes que concluíram o curso de graduação dentro do período de tempo previsto como duração normal, tendo obtido um número de créditos superior a 80% de seu curso e sem ter sofrido nenhuma sanção disciplinar.

Além disso, os estudantes devem ter alcançado um elevado Coeficiente de Rendimento (CR), o que irá caracterizar o grau do diploma a ser recebido. São três “níveis”: Cum laude, para os alunos que alcançaram CR igual ou superior a 8,0; Magna cum laude, para os que alcançaram CR igual ou superior a 9,0 e, finalmente, Summa Cum laude, aos que alcançaram CR igual ou superior a 9,5.

Estiveram presentes, na mesa de honra do evento de entrega, Belkis Valdman, pró-reitora de graduação, Regina Célia A. S. Loureiro, superintendente geral de planejamento e desenvolvimento, entre outros decanos e diretores das Faculdades, Escolas e dos Institutos, além da vice-reitora Sylvia Vargas.

Sylvia iniciou a cerimônia parabenizando os alunos e reafirmando o papel da UFRJ como instituição de ensino e como construtora de profissionais que, além de altamente qualificados, não são frios e indiferentes aos problemas da sociedade e da população: “A UFRJ tem consciência do seu papel de construtora de futuros. Vocês saem de uma universidade que forma profissionais do mais alto nível e que também ensina as noções de ética”.

A vice-reitora reconheceu o “esforço e responsabilidade” dos alunos que conquistaram essa honra e declarou que essa solenidade é importante como reconhecimento: “considero essa solenidade aos estudantes que se distinguiram uma das mais expressivas e significativas da nossa Universidade”.