Agenda

V Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica do Nutes

Na próxima quinta-feira (16/06), o Programa de Pós-graduação do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes/UFRJ) promove a  palestra “A etnografia nas pesquisas de saúde pública”. A conferencista é a  professora Danielle Groleau, da McGill University (Montreal/Canadá), antropóloga em saúde e doutora em saúde pública.
 
A palestra, aberta à comunidade, faz parte do “V Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica do Nutes” realizado com o objetivo de promover debates sobre a pesquisa no campo da Educação em Ciências e Saúde.
 
O evento acontece às 10h, no salão azul do Instituto de Biologia do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS). O Endereço é Av. Carlos Chagas Filho, 373, bloco A, Cidade Universitária.


Seminário de tese e pesquisa do Programa Acadêmico de Tuberculose

A próxima quinta-feira (16/06), o Programa Acadêmico de Tuberculose (PAT) promove um seminário de tese e pesquisa no auditório Halley Pacheco, às 13h. O Seminário conta com três temas e as palestras podem ser assistidas por videoconferência.

O professor Tom Novotny, de San Diego State University (Califórnia), ministra a palestra “Determinantes sociais, tabaco e tuberculose”; a doutora Claudia Vater (UFRJ) apresenta uma “Proposta para avaliação do impacto no sistema de saúde na adoção do Genexpert e Fita Hain, para o diagnóstico de TB resistente em quatro unidades de referência no país” e a professora Maria Catarina da Motta (EEAN – Hesfa/UFRJ) fala sobre o "Acesso ao diagnóstico de TB em Itaboraí - avaliação qualitativa”.

O seminário é aberto e é obrigatória a presença de estudantes de graduação, bolsistas ou não, de iniciação cientifica em atividades em projetos de pesquisa em tuberculose vinculados a essa unidade de pesquisa. O auditório Halley Pacheco fica no 8º andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Cidade Universitária. Informações: (21) 2562-2426.



Próxima Conferência Vesalius aborda novas políticas contra as drogas

Na próxima sexta-feira (17/06), o Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ (ICB) promove a palestra "Por uma nova política brasileira contra as drogas”, a ser ministrada pelo deputado federal Paulo Teixeira, líder do PT.

A palestra faz parte do ciclo de Conferências Vesalius, organizado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Morfológicas do ICB. Uma vez ao mês, sempre às sextas-feiras, o Instituto abre as portas para a comunidade e promove conferências sobre assuntos em voga na sociedade, com a participação de especialistas. A única proibição é falar de células e moléculas.

A apresentação ocorre às 15h, no auditório do PCM, no Bloco F do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS). O endereço é Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Rio de Janeiro.



Evento debate Marketing para profissionais de Comunicação e Administração

O Laboratório de Inteligência e Pesquisa de Marketing Social (Limk), vinculado à Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ promove, junto com Faculdade de Administração Ciências Contábeis (Facc) da UFRJ, o evento Conexão 2011 e o III Workshop de Inteligência de Marketing. De 20 a 22 de junho de 2011, das 18h às 22h, no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, no campus da UFRJ na Praia Vermelha, o colóquio gratuito poderá receber inscrições até a próxima segunda-feira (13/06) através de seu site na internet.

Com um total de 120 vagas, 40 serão disponibilizadas para estudantes da ECO-UFRJ, outras 40 para alunos da Facc-UFRJ, dez para estudantes de outras unidades e mais 30 para participantes externos. Para a emissão dos certificados, o participante deve ter 75% de freqüência, se inscrevendo em pelo menos três das quatro atividades. Estão previstos para o evento três painéis e uma oficina.

O evento tem como objetivo debater o papel do profissional de Comunicação e de Administração sobre o marketing, o modo como eles estão se inserindo dentro do mercado de trabalho e o que as organizações apontam como necessário para a complementação profissional desse trabalhador.

O Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque fica no prédio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus da UFRJ na Praia Vermelha. O endereço é Avenida Pasteur, 250, Urca.