Agenda

Ópera na UFRJ

A Escola de Comunicação, a Escola de Música e a Escola de Belas Artes da UFRJ convidam para o evento “Ópera na UFRJ – 2011”. O tema da apresentação será Don Quixote nas Bodas de Camacho, de Georg Philipp Telemann.

As apresentações ocorrem ainda nos dias:

18 de maio

12h30, no Auditório Horta Barbosa do Centro de Tecnologia do Fundão

26 de maio

19h, no Teatro Municipal Trianon Campos

02 de junho

20h, no Teatro Municipal de Niterói

16 de junho

16h, no Theatro D. Pedro – Petrópolis




Educação Integral no CFCH

A Faculdade de Educação da UFRJ, o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e o Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais (Gesed) convidam para o “Seminário sobre Educação Integral”, a ser realizado no dia 20 de maio, das 9h às 17h. O evento acontece no Auditório do anexo do prédio do CFCH, no Campus da Praia Vermelha, Av. Pausteur, 250.


Seminário de Direção Teatral

O curso de Direção Teatral convida para o seminário “Teatro e Circo: Estudos Interdisciplinares”, em uma parceria entre a Escola de Comunicação da UFRJ e o Programa de Formação do Artista de Circo  (Profac), da ONG Crescer e Viver.

O evento acontece às quartas-feiras,  de  18 de maio a 06 de junho, de 9 às 12h, na Sala Vianninha, campus da Praia Vermelha, Av. Pasteur, 250.


Congresso Nacional de História e Geografia do Vale do Paraíba

Entre os dias 18 e 21 de maio de 2011 acontecerá o 1º Congresso Nacional de História e Geografia do Vale do Paraíba, em Vassouras, abrangendo também os demais municípios banhados pelo Rio Paraíba do Sul.

O objetivo geral do evento é produzir subsídios aos governos do estado do Rio de Janeiro e das prefeituras municipais de Vassouras e dos municípios do Vale do Paraíba. A partir do encontro, pretende-se enriquecer o planejamento administrativo, econômico, estratégico e cultural para a efetivação de ações públicas que visem à melhoria da qualidade de vida dessas populações.

O Congresso tem o apoio do Centro de Letras e Artes (CLA) e do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro  (Crea-RJ), com a organização dos professores Olinio Gomes P. Coelho, Maria Clara Amado Martins, Jeronimo de Paula da Silva, do Departamento de História e Teoria da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).

Para conferir a programação completa das palestras, conhecer mais sobre os convidados e se inscrever acesse: http://ihgv.org.br/.


Cláudio Naranjo palestra no Fórum de Ciência e Cultura

Em visita ao Brasil, o psiquiatra, espiritualista e escritor chileno, Cláudio Naranjo, ministrará a palestra A Civilização, um mal remediável, que acontece no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Serão apresentadas propostas para a cura dos males atuais por meio da transformação pessoal e coletiva, baseada no autoconhecimento. O psiquiatra discutirá a lógica predominante do consumo e a decadência dos valores submetidos à hierarquia e à violência. A palestra será realizada na próxima quarta-feira, no dia 18 de maio, às 19h, no Salão Pedro Calmon/UFRJ, na Praia Vermelha.

Principal representante da Gestalt Terapia, Naranjo fará ainda a inauguração da Escola Gestalt Viva, de Copacabana, em encontro reservado com meditação. A Gestalt terapia tem sua origem na Califórnia e é fundamentada na Fenomenologia, desenvolvida por Fritz Perls, de quem Naranjo foi discípulo, e é hoje o principal representante. Seguindo a linha de Perls, o palestrante formulou a Psicologia dos Eneatipos e o instituto SAT, um programa de desenvolvimento humano, que envolve diversas atividades terapêuticas, incluindo a meditação interpessoal.

O FCC-UFRJ fica na Avenida Pasteur, 250, Urca. A entrada é franca.