Agenda

Boas Vindas aos alunos estrangeiros na UFRJ

A Pró-Reitoria de Graduação e o Setor de Convênios e Relações Internacionais (Scri) realizam cerimônia de boas vindas aos alunos estrangeiros que realizarão intercâmbio nas diversas unidades de ensino da UFRJ, durante o primeiro semestre de 2011.

 A cerimônia é aberta ao público e acontece na próxima quarta-feira (30/03), às 9h no Salão Nobre do Gabinete do Reitor. Será presidida por Belkis Valdman, professora titular da Escola de Química da UFRJ.

O Salão Nobre se localiza no Prédio da Reitoria, na Av. Pedro Calmon, 550, Cidade Universitária.


Cursos de Extensão da Faculdade de Letras

As inscrições para os Cursos de Extensão da Faculdade de Letras do 1° semestre de 2011 estão abertas. Ocorrem até início das aulas.

Cada curso tem seu cronograma, então vale a pena consultar o a Lista dos Cursos, no site da Faculdade de Letras (http://www.letras.ufrj.br/). As vagas são limitadas e alguns cursos já estão com todas as vagas preenchidas. Todos os cursos são gratuitos. 

Maiores informações no Setor de Extensão da Faculdade de Letras (Sala D-116) ou pelo telefone 2598-9708. O horário de atendimento é de 10h às 16h.


Palestra de abertura da disciplina de Jornalismo Internacional na ECO

Nesta quarta (30/03), acontece a palestra de abertura da disciplina Jornalismo Internacional da Escola de Comunicação da UFRJ, às 18h30 no Auditório Prof. Manoel Maurício.
Quem ministra a palestra é a pesquisadora Tessa-Anastasia Doulkeri, professora da Escola de Jornalismo e Comunicação de Massa da Universidade Aristóteles, a maior instituição de ensino superior da Grécia.

Entre os temas da palestra estão: a comunicação de massa na Grécia, especialmente a televisão, bem como uma introdução e debate sobre a interface entre as Olimpíadas e a mídia no país.

O evento, que também conta com debate, dá inicio à disciplina de Jornalismo Internacional e os inscritos receberão certificado de participação.

Para se inscrever, envie e-mail para peteco@ufrj.br com nome completo e ocupação, com o assunto: “Inscrição”. As vagas são limitadas e a entrada é gratuita.

O Auditório Prof. Manoel Maurício localiza-se (ao lado do Banco Santander), no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), na Av. Pasteur, 250, Campus da Praia Vermelha.


Seminário “Tecnologias de informação comunicação desenvolvimento social”

Na próxima quinta-feira (31/03), às 14h, acontece o seminário “Tecnologias de informação comunicação desenvolvimento social”, na Casa da Ciência.

O seminário conta com a presença de três professores da Escola de Comunicação da URFJ, em mesa-redonda com o tema “Aspectos sociais da inclusão digital”. A professora Susy dos Santos abordará o assunto “Novas tecnologias de informação e comunicação e inclusão digital”.

Debatem também as professoras Glinda Olinto e Graciela Selaimen falando, respectivamente, sobre “Uso da internet no Brasil e desigualdades sociais” e “Aspectos políticos da democratização das TIC”.

A apresentação fica por conta do professor Bernardo Sorj, do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais. A palestra, que ocorre antes do debate, será ministrada pelo professor Michael Gurstein do Center of Community Informatics, de Vancouver, Canadá. O professor abordará o tema “Informática comunitária como uma transdiciplina: abordagem ou metodologia?”.

A mesa de abertura conta com a presença de três coordenadores do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBCT): Célia Zaher, da coordenação de Ensino e pesquisa, do Centro de Altos Estudos em Ciência da Informação e Inovação (Cenacin), Sarita Albagli, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciencias da Informação (PPGCI) e Cecília Leite, coordenadora do Programa de Inclusão Digital.

 

Para mais informações, contatar Christine no telefone 2275-0321, ramal 204, ou mandar e-mail para chris@ibct.br. A entrada é franca. A casa da Ciência se localiza na Rua Lauro Muller,  3, Botafogo.