Tome Nota

Museu Virtual da UFRJ apresenta a história das máquinas elétricas




Marlon Câmara – Agência UFRJ de Notícias - Centro de Tecnologia

 

Os primeiros objetos eletromecânicos, pioneiros de todos os objetos à base de eletricidade utilizados hoje em dia, estão disponíveis para análise em livros e museus de todo o mundo. Porém, graças à criação do Museu Histórico Virtual de Máquinas Elétricas (http://www.dee.ufrj.br/Museu/), projeto desenvolvido pelo Laboratório de Novas Tecnologias para o Ensino da Engenharia Elétrica (Lanteg-UFRJ) em parceria com a Faperj, não é mais necessário sair de casa para ter acesso a essas invenções clássicas.

O Museu é um ambiente eletrônico que reúne informações sobre principais inventores e suas obras, que se destacaram entre os anos 1820 e 1890 e deram origem à tecnologia elétrica atual. Para a realização do projeto, coordenado pelo professor José Carlos de Oliveira, da Lanteg, foram realizadas pesquisas minuciosas que contaram com a análise de manuais da época, patentes, relatórios, exposições internacionais de diversos períodos, transformando o Museu em um passeio virtual completo pela história da eletricidade.

Entre os destaques do site, estão as fotografias e desenhos das máquinas antigas, além de biografias completas de grandes nomes, como do inventor americano Thomas Edson, que desenvolveu diversos aparelhos elétricos importantes antes de inventar a primeira lâmpada incandescente. O trabalho, pela sua estrutura virtual, permitiu ainda o desenvolvimento de simuladores das invenções em realidade virtual, permitindo a análise dos detalhes e o manuseio de cada máquina, em ambiente tridimensional, através de simples cliques. Estão disponíveis, ainda, vídeos das representações virtuais de alguns dos principais aparelhos.

O site disponibiliza, ainda, um glossário dos principais termos científicos utilizados, para tornar acessível e agradável a leitura das biografias para os leigos, promovendo uma democratização do conhecimento acadêmico das invenções de máquinas elétricas.