Agenda

VIII Fórum Clac

No dia 14 de dezembro, às 9h, acontece o “VIII Fórum Clac” (Cursos de línguas abertos à comunidade). A conferência de abertura tem como tema “Agência e mediação entre humanos e máquinas: quando os papéis se invertem”, com Vilson Leffa (UCPEL).
Os resumos de trabalhos que serão apresentados no Fórum devem ser enviados até o dia 3 de dezembro, indicando a modalidade do trabalho: comunicação e relato de experiência (com fundamentação teórica e justificativa). Aos membros do projeto, o envio de trabalho é facultativo, mas a participação no fórum como ouvinte é obrigatória.


Mais informações através do email: forumclac2010@gmail.com.

Ciência em foco exibe Alphaville, de Godard

No dia 4 de dezembro, a Casa da Ciência da UFRJ exibe o filme Alphaville, de Jean Luc Godard, seguido de palestra de Jorge Vasconcellos, doutor em Filosofia pela UFRJ, professor adjunto da área de Arte e Pensamento da Universidade Federal Fluminense (UFF) e autor do livro Deleuze e o cinema, no evento “Ciência em foco”.
O longa, de 1965, filmado em preto e branco, conta a história do detetive particular Lemmy Caution em Alphaville, uma futurística cidade situada em outro planeta. Lá, ele entra em conflito com o cientista Von Braun, que domina a cidade e havia proibido o amor e qualquer tipo de expressão individual. Para Vasconcellos, “Godard está para o cinema como Nietzsche está para a filosofia e Marcel Duchamp está para as artes visuais".

Ciência em foco

O cineclube da Casa da Ciência da UFRJ exibe todo primeiro sábado do mês, um filme seguido de debate, sempre às 16h. O objetivo é estimular a produção e circulação de novas ideias. A atividade é indicada para o público a partir dos 16 anos. O endereço é Rua Lauro Muller, 3, Botafogo. A entrada é franca.


 

Pós-graduação da Letras comemora 40 anos

Para comemorar os 40 anos de pesquisa na UFRJ, a Pós-Graduação da Faculdade de Letras realiza o "III Simpósio dos Programas de Pós-Graduação do Centro de Letras e Artes- ‘Projetando o Futuro’". Durante os dias 2 e 3 de dezembro, no auditório G-1 da Faculdade de Letras, o III Simpósio trará aos espectadores palestras referentes ao campo da pesquisa e da pós-graduação.
A abertura do evento ocorrerá no dia 2, às 10h, com a apresentação do Professor Emérito Eduardo Portella, que fará a exposição do tema “1970-2010: A criação do Programa de Letras e seus desdobramentos”. Às 11h do mesmo dia, a organização do III Simpósio prestará homenagem aos Diretores Adjuntos de Pós-Graduação.


O evento contará ainda com a presença do professor Adalberto Vieyra (Titular do Instituto de Biofísica), da professora Celina Mello e dos Coordenadores dos Programas de Pós-graduação da Faculdade de Letras. No dia 3 de dezembro, após o término da mesa-redonda sobre Perspectivas para a pesquisa e a pós-graduação, o III Simpósio encerrará suas atividades.

 


 

Lançamento de livros de ensaios e poemas na Praia Vermelha

Nesta terça-feira, às 19h, os salões Moniz de Aragão e Vermelho, situados no Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, recebem o lançamento dos livros Nações Literárias, de Wander Miranda, e Memória Futura, de Paulo Franchetti. Na ocasião, será promovido  debate com professores convidados, e os livros serão lançados e vendidos a preços promocionais.
Wander Miranda é professor titular de Teoria da Literatura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), diretor da Editora UFMG e coordenador do projeto de pesquisa Acervo de Escritores Mineiros. Com uma abordagem interdisciplinar em Nações Literárias, o autor apresenta ensaios que se propõem a analisar o modo como os objetos artísticos – pertencentes tanto à literatura como às artes plásticas, à música popular e ao cinema – se relacionam com os processos de formação das identidades nacionais na América Latina, em meio a um espaço de intercâmbio e tensão entre valores heterogêneos.
Segundo Paulo Franchetti, cada um dos textos de Memória Futura, livro de poemas, é suficiente em si mesmo, embora forme com os demais uma espécie de poema único. O autor afirma ainda que não tem clareza “sobre o escopo geral ou último de cada um ou do conjunto, pois não saberia determinar o todo de que o material aqui reunido poderia ser parte”. Frachetti é professor titular do Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e diretor da Editora da Unicamp.
Às 19h, no Salão Moniz de Aragão, acontece a mesa-redonda com o tema “Dilemas do Contemporâneo”,  com os debatedores Paulo Franchetti (Unicamp), Wander Miranda (UFMG), Renato Gomes (PUC-RJ), Ítalo Moriconi (Uerj) e Vera Lins (UFRJ). Logo após, às 20h30, haverá o lançamentos dos livros no Salão Vermelho.
Os salões estão localizados no 2º andar do Palácio Universitário da Praia Vermelha. O endereço é Avenida Pasteur, 250, Urca.