Agenda

Escola de Verão 2011 do Instituto de Matemática

As inscrições para os cursos da Escola de Verão 2011, promovidos pelo Instituto de Matemática (IM), podem ser feitas até o dia 3 de dezembro. São oferecidas atividades de pesquisa, ensino de pós-graduação, cursos de extensão, mini-cursos e cursos de nivelamento, como Introdução à Probabilidade (nivelamento) e Teoria da medida e integração (alunos de pós-graduação).


Realizadas desde 1972, um dos objetivos das Escolas de Verão é proporcionar um contato maior entre alunos de pós-graduação e pesquisadores do país e do exterior. Também busca estimular a colaboração científica entre o corpo docente e pesquisadores de prestígio nacional e internacional, e nivelar em disciplinas básicas os alunos que se candidatam aos programas de mestrado. A Escola de Verão 2011 será realizada de 3 de janeiro a 4 de março. Para ter acesso ao formulário de inscrições e obter mais informações, visite o site: http://www.pg.im.ufrj.br/verao.html.

Seminário internacional promove debate sobre cultura, arquitetura e urbanismo

Até 19 de novembro os salões do Palácio Universitário recebem dois seminários internacionais sobre Arquitetura, Urbanismo e museus, previstos na programação do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ. São eles o “2° Seminário de Museografia e Arquitetura de Museus”eDa Baixada Pombalina à Brasília: Iluminismo e Contemporaneidade em Países e Espaços de Língua Portuguesa”. O evento é promovido pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura (ProArq) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UFRJ.
Os seminários contarão com a presença de acadêmicos de países de Língua Portuguesa, fazendo intercâmbio de experiências e ideias no campo da Arquitetura e Urbanismo. Ao final da apresentação de trabalhos, acontece o lançamento de livros. Estão programados diversos debates que incluem a discussão de como cultura, identidade e patrimônio podem articular-se com a arquitetura urbana e a construção dos museus.


O evento acontece simultaneamente nos salões Dourado, Vermelho e Moniz de Aragão, localizados no campus da Praia Vermelha. O endereço é Av. Pasteur, 250/ 2º andar – Urca, Rio de Janeiro –RJ. A entrada é franca. Mais informações e a programação dos debates e palestras podem ser obtidas no site do evento.


 

Vencedor do IV Concurso Nacional Jovem Destaque se apresenta no Fórum

Na próxima segunda-feira (22/11), o Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ realiza a série “Música no Fórum”. Desta vez o Salão Dourado recebe Anderson Daher, pianista e um dos vencedores do “IV Concurso Nacional Jovem Destaque”.
Após meses de concurso e etapas eliminatórias, iniciadas em meados deste ano, Anderson foi um dos escolhidos pela banca de jurados do Concurso Jovem Destaque. O repertório é um tributo a Chopin e Schumann. O recital começa às 19h.


O Salão Dourado fica no 2º andar do Palácio Universitário da Praia Vermelha, localizado na Avenida Pastuer, 250, Urca.  A entrada é franca.

 


 

V Semana de Petróleo e Gás

Até 12 de novembro, acontece, no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) da UFRJ, a “V Semana de Petróleo e Gás”. O evento, iniciado na última segunda-feira (8), é destinado aos estudantes de Engenharia e vai abordar temas ligados à pesquisa e utilização do petróleo. A Semana apresenta palestras e minicursos ministrados por profissionais nacionais e internacionais do ramo, além da apresentação de trabalhos produzidos pelos estudantes da Universidade.

As inscrições devem ser realizadas na Banca de Inscrições localizada em frente ao bloco D do Centro de Tecnologia (CT). Outras informações sobre inscrições e atividades da “V Semana de Petróleo e Gás” estão disponíveis no site http://www.petroleo.ufrj.br/spetro/.

O CCMN e o CT se localizam na Avenida Athos da Silveira, respectivamente, nos números 274 e 149, na Cidade Universitária.


VII Simpósio de Ecologia da UFRJ

Estão abertas as inscrições para o “VIII Simpósio em Ecologia”, que acontece no Centro Cultural Professor Horácio de Macedo (Auditório Roxinho) entre os dias 23 e 25 de novembro. O evento terá palestras ministradas por professores e pesquisadores da área sobre assuntos relacionados ao tema, “Lagoa Rodrigo de Freitas: passado, presente e futuro”.
As inscrições devem ser realizadas através do site http://simposioemecologia.com.br/, onde se encontram mais informações, como programação e vídeos. O Auditório Roxinho se localiza no Centro de Ciências Humanas e da Natureza (CCMN-UFRJ), na Avenida Athos da Silveira Ramos, 274, Cidade Universitária.