Entrelinhas

Indústria da Música em Transição

 

 

João Marcelo Minhava

 Destinado aos estudantes, pesquisadores, autoridades, formadores de opinião e aos interessados em se aprofundar sobre os desafios enfrentados pela indústria da música brasileira e global e suas alternativas de recuperação, o livro “Indústria da Música em Transição” tem lançamento marcado para a próxima quinta (11/11), às 19h, no Circo Voador. A obra, de 184 páginas da editora Estação das Letras e Cores (com o preço estimado em R$ 32), é o nono livro de Micael Herschman, doutor em Comunicação pela UFRJ.
A publicação aborda o processo de transição da indústria da música em quase todo o mundo. Analisando as mudanças na estrutura de sua cadeia produtiva, como a resistência dos consumidores em pagar pelos fonogramas, a redução do cast de artistas e a crise da noção do álbum que vai deixando de ser a questão central na dinâmica de produção e consumo desta indústria.

O professor destaca também o desaparecimento de antigas funções no setor e, ao mesmo tempo, o surgimento de novas profissões que empregam especialmente as novas tecnologias, chegando à conclusão de que este mercado se transformou em uma espécie de “laboratório”, devido às transformações que já afetam os diferentes setores das indústrias culturais.

A obra de Micael Hershman relacionada essas transformações a uma Era Digital em que as novas tecnologias vêm afetando de forma significativa a forma como se estrutura a vida social nos dias de hoje. “Os setores daqueles que trabalham em grandes gravadores estão se reestruturando”, como o afirma o autor, ao apresentar dados do IFPI (International Federation of the Phonographic Industry) de 2008 e 2009, pôde concluir que novos hábitos de consumo estão se consolidando no mundo, mesmo que isso não exprima uma recuperação completa da Industria musical. “Os novos negócios estão associados à produção de apresentações musicais ao vivo e novas estratégias de comercialização de fonogramas”, explica Micael, exemplificando logo a seguir em sua apresentação, sobre a prática do crowdfunding (nova forma de angariar fundos para start ups), indicando que, nos próximos anos, os consumidores podem desempenhar um papel mais ativo na produção de shows ao vivo.

Duas questões que o professor da Escola de Comunicação ressalta, é que “Indústria da Música em Transição” não pretende analisar de forma exaustiva os vários elos da tradicional ou nova cadeia produtiva da indústria musical, nem da produção cultural com os meios de comunicação e o/ou o restante das indústrias culturais. A segunda questão é que na obra de Herschman não serão encontrados novos “modelos” da indústria da música, pois, segundo o mesmo, “seria pretensioso de sua parte, neste momento de crise, sugerir modelos. O objetivo principal do livro é analisar a crise da indústria da música buscando sinalizar caminhos alternativos que de alguma maneira estão sendo trilhados pelos negócios emergentes no mercado”.

Além do objetivo central, o livro se propõe a contribuir para um melhor entendimento do potencial de desenvolvimento local sustentável e subsidiar, com pesquisas aplicadas, a reelaboração de políticas culturais mais democráticas que sejam capazes de garantir os interesses do território e fomentar a diversidade cultural da região. Os leitores encontrarão três capítulos que apresentam a metodologia do autor em suas pesquisas da indústria cultural, a análise da profunda crise do setor e a análise do crescimento do mercado da música.