No Foco

Pós-graduação da UFRJ é eleita uma das melhores do país

Márcia Guerra

 
 

A UFRJ está novamente entre as instituições brasileiras que têm mais cursos de pós-graduação com nota máxima, um indicativo de alto padrão internacional. Os dados foram retirados da Avaliação Trienal 2010, que foi divulgada, na última terça-feira, pela Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A avaliação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) é uma das atividades desenvolvidas pela Capes, cuja finalidade é a expansão e consolidação dos programas em todos os estados do Brasil. A escala de notas varia entre 1 e 7; os cursos que atingem 6 e 7 são considerados de referência internacional, já os que recebem 1 e 2 são descredenciados do programa.

Em todo o país, 112 cursos de mestrado e doutorado receberam nota 7 na Avaliação Trienal 2010, que leva em consideração o período de 2007 a 2009. A Universidade de São Paulo (USP) foi a melhor colocada com 33. A UFRJ veio em segundo lugar, empatada com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 14.

Os cursos da UFRJ classificados com a nota máxima foram os de: Antropologia Social; Ciências Biológicas (Biofísica); Ciências Biológicas (Fisiologia); Clínica Médica; Engenharia Biomédica; Engenharia Civil; Engenharia de Sistemas da Computação; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Geografia; Química; Química Biológica; Sociologia e Antropologia.

Nenhum curso de pós-graduação da universidade foi descredenciado pela Capes.