No Foco

Biblioteca da Escola de Música na era digital

Márcia Guerra

 
 

A Biblioteca Alberto Nepomuceno (BAN) da Escola de Música da UFRJ (EM/UFRJ) recebeu, no início deste mês, equipamentos para a digitalização do acervo. A aquisição, realizada por intermédio da Fundação Universitária José Bonifácio (Fusb), foi resultado de um acordo com a Universidade de Chicago, fixado a partir do interesse do norte-americano especialista em ópera italiana Philip Gossett nos tesouros escondidos no histórico número 98 da Rua do Passeio, na Lapa.

Formado a partir de 1848, o acervo da BAN — que é a mais antiga biblioteca de música do Brasil — abriga, além de livros, dissertações e teses, partituras raras que datam desde o século XVI. Há grande presença manuscritos musicais do século XIX, como, por exemplo, quase toda a obra do padre José Maurício, principal compositor brasileiro de dom João VI, e dos compositores românticos Carlos Gomes, Leopoldo Miguez e Alberto Nepomuceno.

Como observa André Cardoso, diretor da EM/UFRJ, trata-se de “um acervo formado ao longo de muitos anos, que muitas vezes não se encontra em outras bibliotecas de música”. As raridades da BAN atraíram o pesquisador Philip Gosset, que é responsável pelas novas edições críticas das óperas de Verdi e Rossini para as editoras Ricordi e Barenreiter, respectivamente. Ao descobrir que a biblioteca guardava cópias raras dos manuscritos das obras desses dois grandes nomes da música erudita, decidiu organizar o acordo de doação para facilitar o acesso ao material, que era utilizado nos teatros do Rio de Janeiro do século XIX.

Além de permitir o acesso a pesquisadores do mundo todo sem necessidade de deslocamento até a EM/UFRJ, a digitalização facilita a preservação do material, já que evita o manuseio constante. “Há alguns documentos que, não só pelo tempo, mas pelas condições com que ao longo dos anos foram armazenados e pela própria qualidade do papel, já estão muito precários. Há páginas que ao virar quase quebram”, explica André Cardoso.

A digitalização do acervo acontecerá de acordo com a demanda dos pesquisadores e das obras que, devido ao estado de conservação, não possam mais ser consultadas manualmente. A BAN já disponibiliza 3500 páginas do seu acervo na rede, através da Biblioteca Digital (link: http://www.docpro.com.br/escolademusica/bibliotecadigital.html), patrocinada pela DocPro e inaugurada em 2007.