Agenda

Conforto e criatividade no cotidiano

Entre os dias 16 e 27 de agosto, o espaço EBA7 recebe a exposição “Cotidiano”, que vai mostrar ao público o trabalho dos alunos da disciplina Desenho de Móveis, ministrada por Glaucia Augusto Fonseca, professora da Escola de Belas Artes (EBA) da UFRJ. Representados em maquetes e desenhos, os projetos de móveis buscaram inspiração em atividades do cotidiano caseiro, como comer, dormir, ver TV e até mesmo sentir tédio. Com isso, desenvolveram-se peças versáteis e funcionais, com design inovador, entre elas uma mesa que pode se transformar em cadeira e baú. O espaço EBA7 fica no 7º andar do prédio da Reitoria, na Cidade Universitária.


 

Ciclo de palestras no Ifcs-UFRJ

O Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGF) e o Núcleo de Inclusão Social (NIS), vinculados ao Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ (Ifcs) promovem, no próximo dia 25, um ciclo de palestras com Jesús Lizcano, professor da Faculdade de Economia da Universidade Autônoma de Madri e presidente da Transparência Internacional - Espanha, organização não-governamental com sedes em diversos países, que tem como objetivo combater a corrupção.

Programação
9h às 11h - Etica, Responsabilidade y Derechos Humanos
11h às 13h - Analisis de la corruption a nivel nacional e internacional: causas y posibles soluciones
15h às 17h - El avance cientifico y social: Uma perspectiva multidisciplinar

As palestras acontecem na Sala Celso Lemos, no 3º andar do Ifcs. O endereço é Largo São Francisco de Paula, 1 – Centro.

 


 

Ministro na Coppe/UFRJ

No dia 27 de agosto, a Coppe-UFRJ receberá Paulo Vannuchi, ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, para a palestra “Direitos Humanos no Brasil”. O evento acontece às 10h, no auditório do prédio CGTEC (atrás do Bloco I do Centro de Tecnologia), na Cidade Universitária.
Paulo Vannuchi é jornalista e mestre em ciência política pela Universidade de São Paulo (USP). Foi militante em grupos que fizeram resistência à ditadura militar e preso político do regime nos anos 1970. Está à frente da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República desde 2005.

 


 

Instituto de Biofísica faz homenagem a Carlos Chagas Filho

Entre 1º e 3 de setembro, o Instituto de Biofísica da UFRJ promove série de atividades comemorativas em homenagem ao centenário do nascimento do professor Carlos Chagas Filho, que dá nome ao Instituto.
Durante o evento, estão previstos três simpósios, apresentação do documentário "Afinal, o que é biofísica?", visitas guiadas ao Espaço Memorial Carlos Chagas Filho e uma conferência com o ministro da saúde, José Gomes Temporão.
Todas as atividades acontecem no anfiteatro do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), que fica na sala 22, bloco G1 do prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), localizado na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária – Rio de Janeiro. Mais informações através do site: http://www.biof.ufrj.br/centenario