Zoom

Workshop na Coppe debate gestão integrada



Igor Soares Ribeiro

 

O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe-UFRJ) realiza, no dia 19 de agosto, o workshop sobre Sistema de Gestão Integrado (SGI). Na ocasião, a Diretoria de Planejamento e Administração (DPA) da Coppe apresentará propostas para a implantação do SGI em oito laboratórios e diminuição de riscos ambiental e de segurança e saúde no trabalho. Será feito um mapeamento dos processos de trabalho, a fim de torná-los mais ágeis e oferecer uma resposta rápida com qualidade no atendimento aos usuários.

Segundo Fernando Sepúlveda, doutor em Engenharia de Produção pela Coppe-UFRJ e membro da Diretoria de Planejamento e Administração, o projeto começou com a elaboração e implantação do Sistema de Gestão da Qualidade no Laboratório de Tecnologia Submarina da Coppe em 2000. Posteriormente, houve a mudança para Sistema de Gestão Integrado (Qualidade, Segurança, Saúde no Trabalho e Meio Ambiente) por exigência da Petrobras. “Depois, com as exigências da Agência Nacional de Petróleo (ANP), foi iniciado o processo de qualificação dos laboratórios do Programa de Engenharia Oceânica para atender as normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001. Em seguida, o processo foi levado para a Diretoria da Coppe, onde começou a apresentar resultados significativos”, afirma o professor.

Responsabilidade social, ambiental e voltada para a saúde dos funcionários forma o tripé de uma filosofia moderna de gestão de empresas. Esta é a preocupação da Coppe, que vem empreendendo esforços para atender o SGI. Leis e normas regulamentares passaram a orientar métodos que eliminam ações prejudiciais ao meio ambiente, garantem segurança e qualidade de vida do servidor e evitam riscos biológicos, químicos e físicos. Treinamentos contínuos também visam à capacitação, integração e motivação da força de trabalho numa postura ética.

Programação

Entre as palestras programadas estão “Programa de Sistema de Gestão Integrado da DPA”, ministrada por Guilherme Horta Travassos, diretor de Planejamento e Administração da Coppe; “Vantagens de um sistema de gestão integrado para as organizações brasileiras”, por Carlos Roberto de Oliveira Pitanga, presidente do BSI Brasil; e “Movimento da excelência de gestão utilizado no serviço público”, com César Pereira Vianna, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Durante o evento, oito laboratórios da Coppe receberão o certificado Self Audit, padrão gerencial elaborado pela DPA e apresentado como proposta na ISO 19011 para reconhecer o esforço das instalações. Elas recebem certificados indicando os diferentes níveis de conformidade (bronze, prata, ouro) com os métodos e implantação de SGI.

O certificado Self Audit será entregue aos laboratórios: de Tecnologia Submarina (LTS); de Ensaios de Modelos em Engenharia e de Ensaios Dinâmicos e Análise de Vibração (LEME/LEDAV); de Tecnologia Oceânica (LabOceano); de Eletrônica de Potência e Média Tensão (LEMT); de Instrumentação e Fotônica (LIF); de Métodos Computacionais (LAMCE) e Núcleo de Estruturas Oceânicas (NEO).

O workshop sobre SGI ― Sistema de Gestão Integrado ― vai acontecer às 14 horas no Auditório do Centro de Gestão Tecnológica (CGTEC) da Coppe, localizado no edifício CT2, na Cidade Universitária.