Agenda

Número 2 da Revista do CFCH abre chamada para envio de artigos

 

 

O periódico do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ está recebendo artigos até o dia 10 de setembro para o seu segundo número. Os trabalhos devem estar inseridos em duas modalidades: dossiê com o tema “Integração em tempos de fragmentação: desafios para a universidade pública” ou tema livre associado à área das Ciências Humanas e Sociais. Professores, servidores técnico-administrativos e alunos de graduação e pós-graduação podem enviar suas colaborações para o email revistadocfch@cfch.ufrj.br.
A avaliação dos textos será realizada até 9 de outubro, o reenvio dos artigos revisados, até 16 de outubro, e o lançamento está previsto para o mês de dezembro. Informações sobre as normas de publicação, download do PDF da primeira edição e outras modalidades de participação na revista no site da Revista (http://www.cfch.ufrj.br/revista.php).

 


FISL 11: Festival Internacional de Software Livre

Acontece de 21 a 24 de julho o “11º Fórum Internacional de Softaware Livre (FILS): a tecnologia que liberta”, no Pontão da ECO. O FISL é considerado o maior encontro de comunidades de software livre da América Latina e uma das maiores do mundo. O evento, promovido, organizado e realizado pelo Projeto Software Livre Brasil e pela Associação Software Livre.Org (ASL), estimula debates técnicos e estratégicos sobre desenvolvimento e uso do software livre. O encontro conta com a participação de empresários, gerentes e administradores de grandes estatais, além de professores e estudantes. O Pontão da ECO fica na Av. Pasteur, 250.

 


 

Direção Teatral promove o Mostra Mais

O curso de Direção Teatral promove até o dia 29 de julho o Mostra Mais 2010. Este ano, o evento conta com 14 experimentos teatrais elaborados pelos próprios alunos, entre eles atores de Indumentária  e Cenografia. O Mostra Mais acontece na Sala Vianinha, na Escola de Comunicação (ECO/UFRJ), e apresenta peças das Literaturas Brasileira e Mundial, de livre escolha dos alunos. O endereço é da ECO é Av. Pasteur, 250 - Urca.

 


 

Exposição “Energia Nuclear”

A exposição “Energia Nuclear”, da Casa da Ciência da UFRJ, vai até o dia 18 de julho. O visitante conhece um espaço interativo com diversas atividades voltadas para a aplicação e história da energia nuclear.   A visitação pode ser feita de terça à sexta, das 9h às 20h, e sábado e domingo, das 10h às 20h.  A Casa da Ciência fica na Rua Lauro Müller, n° 3, Botafogo.  

 


 

Restaurante Universitário fechados para obras

O Restaurante Universitário Central (RU) estará fechado entre os dias 19 de julho e 15 de agosto para se integrar à nova cozinha que será inaugurada na universidade, ao lado do prédio da Escola Educação Física e Desportos (EEFD). Em breve, além de só fornecer refeições à comunidade, será possível prepará-las em um ambiente de ensino. No período de recesso, o restaurante da Faculdade de Letras fica como opção até o dia 5 de agosto, quando também será fechado para  receber novos equipamentos.

 


 

Dança Contemporânea em cartaz

A Cia de Dança Contemporânea da UFRJ apresenta, a partir do dia 15 de julho, o espetáculo Veia, no Teatro Angel Viana. O espetáculo, dirigido por Patrícia Pereira, traz a ideia de pulsação, passagem, de vida, de fluxo. O espetáculo fica em cartaz até o 18 de julho, sempre às 19h, de quinta a sábado, e às 17h, aos domingos que fica na Av. Pasteur, 250. O Teatro Angel Viana se localiza na Rua José Higino, 115, na Tijuca.

 


 

Oficina “Mediação de conflitos”

Acontece no dia 16 de julho, das 9h às 16h, a oficina “Mediação de conflitos: um caminho para o diálogo”. O evento, organizado pela professora da Faculdade de Letras, Cristina Ayoub, procura formar e informar os funcionários sobre a importância do uso da mediação na solução de conflitos. As inscrições devem ser feitas até quarta (14/7), na Ouvidoria da UFRJ (Av. Pedro Calmon, 550, 8º andar, sala 822, Cidade Universitária), no Pólo da Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4), ou ainda no prédio do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). O evento acontece no auditório anexo do CFCH, localizado no campus da UFRJ na Praia Vermelha (Av. Pasteur, 250, Urca). A entrada é franca. Informações (21) 2598-1619.

 


 

Estudantes da EBA ministram oficinas de quadrinhos na Região Serrana

A partir deste sábado (17/7), estudantes integrantes da equipe organizadora da Semana de Quadrinhos da UFRJ aplicarão oficinas de quadrinhos no Festival de Inverno do SESC RIO.
Temas diferentes como Desenho em Quadrinhos, Quadrinhos Infantis, Roteiro e Humor no Traço serão abordados pelos oficineiros Denis Melo, Gabrielle das Flores, Hamilton Kabuna e Diego Novaes, coordenador do projeto. O Festival de Inverno do SESC ocorrerá nos dias 17 e 18 em Teresópolis, 24 e 25 em Petrópolis e 31/7, 1/08 em Nova Friburgo.