Agenda

 

Encontro com Poetas de Cordel na UFRJ

O projeto Cultura Popular na UFRJ promove, ao longo do ano, cinco encontros com pesquisadores, estudantes e artistas envolvidos com a cultura popular. O primeiro deles será Poetas de Cordel, que integra a Semana Cultural do Centro de Letras e Artes (CLA) da UFRJ. O evento ocupará o Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, de 24 a 28 de maio, das 10h às 19h.

Iniciado em 2003, em parceria com os alunos do Instituto de Economia (IE) da UFRJ, o projeto busca consolidar, difundir e preservar a diversidade cultural brasileira dentro do espaço acadêmico da maior universidade do país, promovendo atividades através de cinco programas em diferentes modalidades: cultura popular tradicional, cultura popular contemporânea, cultura da criança, cultura afro-ameríndia e festejos.O FCC-UFRJ fica na Avenida Pasteur, 250, Urca. A entrada é franca.

 


 

Cantora Teresa Cristina se apresenta na Decania do CT

Teresa Cristina, cantora que consagrou a revitalização da Lapa, se apresenta no dia 27 de maio no Auditório do CT. O show começa às 12h e inclui sucessos de Paulinho da Viola, Chico Buarque e músicas do novo CD da sambista, como "Beijo sem"e "Pura semente". Entrada franca.

 

 


 

Jornalistas escritores são tema de palestra na Escola de Comunicação

O Laboratório de Literatura e Comunicação apresenta, nesta sexta-feira (21/05), a palestra “Entre o fato e a ficção”, com Cristiane Costa, professora da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ. A autora de Pena de aluguel: escritores jornalistas no Brasil 1904-2004 (Companhia das Letras) e Eu compro essa mulher: romance e consumo nas telenovelas brasileiras e mexicanas (Jorge Zahar Editor) é especializada em Literatura e trabalhou como editora do “Caderno Ideias”, do Jornal do Brasil, e da Revista Nossa História.

O evento, dirigido aos alunos de graduação da ECO-UFRJ, acontece no Auditório da Central de Produção Multimídia (CPM), das 14h50 às 16h20. 


 

I Colóquio de Política Nacional e Internacional UFRJ Perspectivas do Século XXI

“A Retomada do Desenvolvimento e a Agenda das Ciências Sociais: Perspectivas do Século XXI”, I Colóquio de Política Nacional e Internacional da UFRJ, acontece entre os dias 25 e 27 de maio no salão nobre do Ifcs (Largo do São Francisco de Paula, 1, 2º andar). A abertura do evento ocorre às 9h. Em cada dia, há duas mesas de discussão, uma de 10h às 13h e outra de 15h às 18h.


 

Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

A 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) será realizada entre os dias 26 e 28 de maio, em Brasília. As inscrições vão até sexta-feira (14/5), são gratuitas e podem ser feitas através do site do evento (http://www.cgee.org.br/cncti4/).