No Foco

Enem: perspectiva de ampliação do acesso

Rodrigo Baptista

Foto: Marco Fernandes

A Coordenação do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ divulgou no dia 15 de março as notas do vestibular 2010 e do Teste de Verificação de Habilidade Específica (THE). A previsão é de que o resultado final seja divulgado até o dia 22 de março. Dessa forma, os alunos ingressantes através do Concurso de Acesso 2010 aos Cursos de Graduação da UFRJ começarão as aulas no próximo dia 29, em virtude da extensão do calendário letivo de 2009, que prolongou as aulas até 8 de janeiro, devido ao surto da gripe H1N1 no Rio de Janeiro. O início das aulas para a maior parte dos cursos da universidade no fim de março tem recebido críticas. Um dos motivos seria a utilização do Novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como primeira fase do processo seletivo 2010 da UFRJ.

Belkis Valdman, pró-reitora de Graduação, considera cedo para se fazer uma avaliação eficaz sobre o assunto. Ela questiona as críticas em relação à rapidez do exame e afirma que apenas depois da divulgação da classificação e das reclassificações será possível ter uma ideia mais precisa das vantagens e desvantagens da adoção do Enem. “Estamos ainda no meio do processo. Pretendemos elaborar um relatório com o perfil dos candidatos aprovados e assim compreender se houve mudanças”, comenta.

A perspectiva é de que a adoção do Enem pela UFRJ, aprovada pelo Conselho de Ensino de Graduação (CEG), em 6 de maio de 2009, tenha possibilitado a  ampliação do acesso ao processo seletivo da instituição. “Candidatos de todo o país, sem diferenciação por região ou escola, puderam participar do vestibular, o que era dificultado em razão da extensão territorial do país. A participação deu, assim, maior visibilidade à instituição”, afirma a pró-reitora.

Belkis afirmou ainda que o modelo de processo seletivo único para todo o país ajuda a evitar a ocorrência de matrículas duplas nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do país. O Ministério da Educação (MEC) pretende realizar uma triagem através de dados e do CPF a fim de impedir tal ocorrência e liberar vagas para um número maior de alunos, ampliando consequentemente o acesso.

Novo Censo da Educação Superior

Até 5 de abril, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará o levantamento de dados sobre instituições, cursos, docentes e alunos da educação superior a fim de elaborar o Censo da Educação Superior 2009.

Diferentemente dos anos anteriores, o Censo passou a levantar informações individualizadas por docente e aluno. Dessa forma, a coleta viabilizará a construção de indicadores mais sólidos que retratem a qualidade dos cursos e instituições do País.

O objetivo é subsidiar a formulação e o acompanhamento das políticas e programas da educação superior, contribuindo com o trabalho dos gestores públicos, instituições públicas e privadas, pesquisadores e estudantes do Brasil e de outros países, bem como de organismos internacionais.

O Inep criou também  um hot site para auxiliar no levantamento das informações.