No Foco

Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação bate recorde de inscrições



Vanessa Sol


O Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação 2010 da UFRJ bateu o recorde de inscrições este ano. São mais de 73 mil inscritos. Os candidatos concorrem a 8.274 vagas nos 132 cursos oferecidos pela universidade nos campi da universidade.  O aumento de 42% em relação ao ano anterior, segundo o professor Luiz Otávio Langlois, coordenador da comissão do concurso, deve-se à gratuidade das inscrições. “Com certeza, a gratuidade foi um fator de estímulo para os candidatos se inscreverem no concurso”, destaca Langlois.

Do total de estudantes inscritos, 20% são oriundos dos demais estados da região sudeste. São 4.663 estudantes de São Paulo, 3.645 de Minas Gerais e 1.298 do Espírito Santo. Entretanto, a grande maioria dos candidatos ainda é do Rio de Janeiro, com mais de 60 mil inscritos. O coordenador do concurso afirma que não só a gratuidade influenciou nesse aumento, como também a qualidade dos cursos da UFRJ. “O conjunto de cursos oferecidos pela universidade, com excelente padrão de qualidade, estimula o candidato a se inscrever no nosso concurso, ainda mais que ele não precisará pagar a inscrição”, explica.

A surpresa na relação candidato/vaga ficou por conta do curso de Medicina, que voltou a ser o mais concorrido. São 46,08 inscritos para cada vaga oferecida no campus da Cidade Universitária e 34,20 para Macaé. O segundo curso mais requisitado foi o de Geologia, com 21,67 candidatos por vaga. Já o terceiro lugar ficou com Comunicação Social: 18,58. 

No entanto, Langlois ressalta que os números não devem ser observados de maneira absoluta, o que significa analisar o total de inscritos para cada curso, pois há aqueles, como o de Geologia, que acabam tendo a relação candidato/vaga elevada por apresentarem pequena quantidade de vagas. O contrário também acontece. O curso de Engenharia, que oferece 900 vagas, teve 10.700 inscritos, porém a média de inscritos foi de 12 pessoas por vaga.

Provas

O concurso deste ano passou por algumas modificações em relação aos anos anteriores, entre elas a adoção do Novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como primeira fase. Para a segunda etapa, com provas discursivas em dois dias, serão convocados candidatos em número quatro vezes maior que o número de vagas do curso escolhido.

No primeiro dia de provas, os estudantes farão questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Redação e uma prova específica do grupo do curso escolhido. Já no segundo dia serão duas provas específicas, também do mesmo grupo. 

De acordo com o coordenador, a inserção do Novo Enem como parte de critério de seleção do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da universidade “é importante do ponto de vista da política nacional de educação”, pois o novo exame tem a mesma preocupação pedagógica que a UFRJ ao elaborar as questões.  “O Enem tornou-se um sistema poderoso de avaliação do ensino médio e passa a ser também um instrumento de seleção. Diante da proposta pedagógica, faz todo sentido a UFRJ utilizá-lo como critério”, finaliza.

Outras informações sobre o concurso podem ser obtidas pelo telefone do Disque-acesso UFRJ, (21) 2598-9430, nos dias úteis, das 9 às 17h, ou pelo do endereço eletrônico do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação.