Entrelinhas

Livro ensina como aplicar serviços de TI aos negócios

Nathalia Barbosa


O livro SOA na prática – Inovando seus negócios por meio de soluções orientadas a serviços, de Fábio Marzullo, traz desde os fundamentos teóricos até as aplicações reais da SOA (Service-Oriented Architecture, Arquitetura Orientada a Serviços). O sistema é apresentado como uma tecnologia emergente capaz de relacionar serviços de negócios com serviços de Tecnologia de Informação (TI). Estão presentes desde conceitos que orientam a teoria de serviços, como alinhamento estratégico, e-business etc., até as principais técnicas utilizadas na construção de soluções SOA, como web services. O livro ainda oferece ferramentas para que o leitor possa iniciar sua própria criação de soluções alinhadas a serviços. É uma obra acessível tanto a estudantes quanto a pesquisadores e profissionais interessados em utilizar novas técnicas que utilizem a SOA como solução para colocar nos mesmos eixos entre negócios e TI.

Fábio Marzullo é aluno de doutorado e mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Coppe/UFRJ, além de professor de arquitetura de software do MBA em Engenharia de Sistemas da Escola Politécnica da UFRJ.

Olhar Virtual: Como surgiu a ideia de fazer o livro?

Fábio Marzullo: A ideia surgiu no ano passado, quando fui para os EUA apresentar um trabalho em um congresso. Lá, eles me disseram que o material era livre, que poderia ser utilizado. Daí surgiu a ideia, mas ele não é igual ao material do congresso. Ele tem algumas referências, mas foi escrito por mim.

Olhar Virtual: Qual a importância do livro para a área de TI?

Fábio Marzullo: O livro é único no Brasil. Pelo que tenho conhecimento, eu sou o único autor brasileiro escrevendo nessa área. O que nós temos hoje é uma gama de livros estrangeiros que são traduzidos para o português. Então, é o início de uma produção nacional.

Olhar Virtual: A UFRJ vem desenvolvendo tecnologia de ponta na área?

Fábio Marzullo: No PESC (Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ), nós temos núcleos voltados para estudos na área de SOA. Eu estou, inclusive, montando um grupo com doutorandos e mestrandos para pesquisa na área. É um campo que está em pleno crescimento no país.

Olhar Virtual: O Brasil é um país propício para a aplicação dessa tecnologia?

Fábio Marzullo: O Brasil é um país muito propício para a aplicação da SOA. Eu desenvolvi, em 2005, um software orientado a serviços, que auxilia na abertura de empresas. Ele já foi implantado em Santa Catarina, Espírito Santo, e agora está começando a ser implantado também no Rio de Janeiro. Abrir uma empresa levava muito tempo, há muita burocracia. Hoje, com o software, você consegue abrir uma empresa em três dias.

Olhar Virtual: O que já pode ser visto para o futuro do setor de TI?

Fábio Marzullo: Basicamente, o que a gente vê hoje em dia é a grande utilização do SaaS (Software as a Service, Software como Serviço), que está muito ligado à SOA , também na área governamental.  Todas as soluções, com relação à rede, vão ser baseadas em “cloud computing” (computação nas nuvens), que é isso que o Google já faz, por exemplo. Ele oferece os mesmos serviços que você tem em um sistema operacional. Você não precisa mais de um computador potente para isso, basta o acesso à internet. O futuro está voltado para isso, para a Internet de Serviços.