No Foco

Unidades começam a escolher novos diretores

Diogo Cunha
Colaboraram Amanda Salles, Carla Beatriz Araújo, Marina Lins e Taysa Coelho


O mês de novembro está reservado para a realização de processos eleitorais em muitas unidades da UFRJ. Entre elas, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), a Escola de Belas-Artes(EBA), o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo(FAU) escolhem sua diretoria no penúltimo mês do ano. Os nomes indicados nas urnas devem ser enviados ao reitor Aloisio Teixeira, que dará posse aos novos eleitos.

FD

Já no final do mês de outubro, a Faculdade de Direito (FD)concluiu o processo de escolha de sua nova diretoria. Na votação ocorrida entre os dias 19 e 21 de outubro, a chapa 2, encabeçada pelo professor Flávio Martins, obteve 46,66% dos votos. Ao todo, 44 docentes, 44 servidores técnico-administrativos e 1.473 estudantes participaram do processo eleitoral. A eleição do novo diretor teve  importância histórica. “Depois de 30 anos, um diretor eleito é sucedido por um diretor também eleito. Esse é um marco histórico para a Faculdade de Direito”, afirmou Alcino Câmara, decano do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE/UFRJ).  

Antes de assumir, Flávio Martins já avisou que tem como objetivo principal retomar os compromissos sociais da Faculdade de Direito. Para isso, considera necessário restaurar a base de sustentação da história da FD: a pluralidade e o criticismo. Em busca dessa retomada, o novo diretor pretende promover melhorias no escritório-modelo da unidade e aproximar os estudantes de mestrado e os de graduação.

EQ

A Escola de Química também já escolheu sua diretoria. Em votação ocorrida no dia 5, o professor Osvaldo Galvão Caldas da Cunha foi eleito o novo diretor. Na votação foi atribuído 50% de peso aos votos dos professores, 30% aos dos servidores técnico-administrativos e 20% aos dos alunos.

CAp

Outra unidade que já realizou sua eleição foi o Colégio de Aplicação da UFRJ. A diretora Celina Maria Costa foi reeleita em votação ocorrida nos dias 5 e 6 de novembro. A chapa “Cultivar”, que teve como candidata a vice-diretora Mirian Kaiuca, foi a única participante do processo eleitoral. Celina afirma que sua reeleição se deve à gestão bem-sucedida dos últimos quatro anos, a despeito do problema de falta de professores. Sobre isso, ela se mostra preocupada: “Quase não temos professores. A maioria dos que aqui estão são substitutos. O Ministério da Educação(MEC) não tem liberado verba para os professores de Ensino Básico. Já falamos com o MEC e com os ministros várias vezes, mas ninguém encontra uma solução", afirma. Para ela, a dificuldade pode ameaçar o funcionamento da escola.

Sobre a transferência do Colégio de Aplicação, localizado no bairro da Lagoa, para a Cidade Universitária, prevista entre as propostas do Plano Diretor UFRJ 2020, Celina diz que os professores se mostraram favoráveis à ideia. No entanto, a nova diretora comunica a realização de uma consulta aos professores, através da Congregação, que redigirá um texto a ser enviado à Reitoria, contendo algumas condições para a mudança. Sobre o Plano Diretor, o professor Marcos Andrade, integrante da chapa “Cultivar”, afirma que “não é uma questão fechada na escola”. Segundo ele, “este tema não  parece dizer respeito apenas aos membros da chapa, mas sim ao corpo docente como um todo”. Para Andrade, o tema deve ser mais debatido na comunidade escolar.

Eleições seguem esta semana

A partir do dia 10, os processos eleitorais se intensificam na universidade. Nos dias 10, 11 e 12, a Escola de Belas-Artes (EBA/UFRJ) escolherá sua nova direção. O atual vice-diretor, Carlos Terra, encabeça a chapa “Terra à vista”, a única inscrita. Terra pretende dar continuidade ao trabalho já desenvolvido pela atual direção, promovendo a criação de novos cursos de graduação, pós-graduação e de ensino a distância. Outro desafio reconhecido pela  chapa candidata é gerenciar os novos espaços adquiridos pela EBA. A construção de um prédio com teatro e salas de aula, no imóvel recém-adquirido pela unidade na Rua Mem de Sá, na Lapa, é um dos desejos. Terra aguarda ainda a edificação de um novo prédio na Cidade Universitária, previsto pelo Plano Diretor, a ser inaugurado em janeiro de 2012.  Na EBA, o sistema de voto é universal, com a participação de professores, alunos e servidores técnico-administrativos. Por esse sistema, considera-se a soma absoluta dos votos como definidora do vencedor.

HUCFF

Também nos dias 10, 11 e 12, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ)realiza votação para eleição de sua diretoria. O atual diretor, Alexandre Pinto Cardoso, disputa a reeleição com o atual vice-diretor da Faculdade de Medicina, José Marcos Raso Eulálio. O primeiro debate entre os candidatos, ocorrido no dia 4, foi marcado por questionamentos dos servidores sobre a escassez de recursos do hospital. Para Eulálio, o principal problema do hospital é de gestão e que, se eleito, lutará pela liberação de mais recursos. Segundo ele, essa liberação pode ocorrer através de acordos com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro(Faperj). Para Cardoso, já está sendo feito um bom trabalho de reestruturação do hospital, cuja completa reorganização só virá com o tempo. Ele afirma que foi conseguida uma emenda parlamentar que destinará recursos para as reformas estruturais. O sistema eleitoral do HU atribui peso maior aos votos dos docentes: 70%, enquanto os votos de alunos e servidores técnico-administrativos têm peso de 15%.

EEAN

Outra unidade do Centro de Ciências da Saúde (CCS) que realiza sua votação nos dias 10 e 11 é a Escola de Enfermagem Anna Nery. Uma única chapa está inscrita: “União e força”, que tem Neide Aparecida Alvim como candidata a diretora e Silvia Carvalho de Araújo como vice. Foram realizados três debates com a chapa, o último dos quais ocorreu em Macaé, onde a faculdade tem uma unidade. A apuração e divulgação do resultado serão feitas dia 12. Na faculdade, o sistema de votação é paritário.

ECO

Nos dias 16, 17 e 18 de novembro será a vez de a Escola de Comunicação(ECO/UFRJ) escolher sua direção. Este ano o sistema eleitoral será paritário, o que representa uma mudança em relação ao sistema anterior, que concedia maior valor aos votos dos professores. Por esse sistema, os votos das três categorias têm o mesmo peso. A única chapa inscrita no processo é encabeçada pela atual diretora, Ivana Bentes, e Paulo Vaz como vice. Dentre os objetivos da atual direção para os próximos quatro anos estão reformas físicas nas instalações, como melhorias em telefonia, fiação elétrica e salas de aula, cuja totalidade deverá ser contemplada com suporte para data-show. A expansão do Centro de Produção Multimídia também está nos planos. Outros objetivos são a incorporação de experiências de educação não-formal e a transformação da página virtual da unidade em uma página com modelo de rede social.

Sobre a transferência da Escola para a Cidade Universitária, intencionada pelo Plano Diretor, Ivana Bentes tem posição contrária. A apuração dos votos será realizada no dia 19 e a homologação do resultado pela Congregação ocorrerá no dia 23 de novembro.

Ifcs

O final do mês ainda reserva muita movimentação nas unidades da UFRJ. Nos dias 22, 23 e 24, o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ) votará para escolher sua nova direção. As chapas têm até o dia 18 para se inscrever. No dia 21, será realizado um debate entre os concorrentes. No IFCS, o sistema eleitoral também considera a paridade do valor dos votos de professores, alunos e servidores técnico-administrativos.

Letras

O último dia de votação do IFCS será o primeiro na Faculdade de Letras. A votação ainda se estenderá pelos dias 25 e 26. A mudança do sistema eleitoral, decorrente de intensa discussão entre os integrantes da escola, é a grande novidade do pleito. Na Assembleia Geral do dia 4, com participação de mais de 400 pessoas entre estudantes, professores e servidores técnico-administrativos, decidiu-se pela adoção do sistema de voto paritário, em substituição ao voto universal adotado nas últimas eleições. A apuração se realizará no dia 27.

Duas chapas participarão do processo. A  “Perspectiva” apresenta Dau Barros como candidato ao cargo de diretor e Julio Dalloz como vice. Os candidatos se propõem a dar continuidade ao trabalho desempenhado pela atual diretoria, com intenção de apresentar novas ideias. O objetivo é trabalhar pela coesão interna e fomentar a discussão sobre o projeto acadêmico do curso de Letras. A chapa também planeja organizar um evento anual para a exposição de publicações de alunos, funcionários e professores, denominada “Primavera dos Livros”.

Já a legenda “Com todas as letras”, encabeçada pelas professoras Eleonora Ziller e Claudia Martins, pretende mudar os rumos empreendidos pela atual direção. “Buscamos construir novas práticas para a direção, que busquem a equidade e o equilíbrio entre todas as categorias e que se pautem pela gestão democrática e pelo respeito a todas as instâncias de representação da faculdade”, afirma Eleonora. A chapa ainda deseja acelerar a discussão em torno dos procedimentos necessários para o pleno funcionamento do curso noturno, que se iniciará em março. Sobre a Assembleia da última quarta, a candidata classificou-a como histórica e disse ter sido a maior  realizada na faculdade nos últimos dez anos.

Politécnica

No mesmo período, de 24 a 26 de novembro, a Escola Politécnica escolherá sua diretoria. Concorrem os professores Ericksson Rocha e Almendra, atual diretor, e Claudio Fernando Mahler. O sistema eleitoral adotado atribui considerável peso ao voto dos docentes: 70%, enquanto o voto de alunos e servidores técnico-administrativos tem 15% de peso cada. A apuração do resultado ocorre imediatamente após o fim da votação, na quarta-feira, dia 25.

FAU

Na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ), o processo eleitoral será concluído em dezembro. A votação ocorrerá entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro. O sistema eleitoral também atribui 70% de peso ao voto dos professores e 15% para as demais categorias. A única chapa inscrita é encabeçada por Denise Barcellos Pinheiro Machado e Maria Júlia de Oliveira Santos.  Denise afirma que pretende “dar continuidade à renovação da faculdade, realizada nos últimos três mandatos, cujo principal vetor é a reforma curricular em curso”. Para ela, a unidade tem retomado o patamar de referência que manteve durante anos. Em 2010, para a comemoração dos 65 anos da faculdade, a mais antiga de Arquitetura do país, pretende-se fazer uma série de seminários. Outro objetivo é recuperar a biblioteca, que atualmente está em condições precárias de funcionamento. O resultado da eleição será homologado pela Congregação no dia 9 de dezembro e a chapa vencedora iniciará seu mandato em abril de 2010.

IB

Outra unidade em processo eleitoral a partir do final do mês é o Instituto de Biologia, cuja Congregação se reunirá no dia 27 para definir o calendário acadêmico.