Tome Nota

Transformando sorrisos



Vanessa Sol


Para as crianças que nascem com lábio leporino, conhecido também como fenda palatina, sorrir nem sempre é fácil. No Brasil, estima-se que cerca de cinco mil crianças nasçam por ano com o problema, que pode ser corrigido através de operação.

Para trazer bem-estar a essas crianças, a Operação Sorriso do Brasil  realiza, nos dias 6 e 7 de agosto, a partir das 8 horas, no espaço cedido pelo Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ), o recrutamento de pacientes para cirurgias gratuitas de lábio leporino. A expectativa é que 100 portadores sejam beneficiados. As cirurgias estão previstas para acontecer entre os dias 10 e 14 de agosto.

O trabalho da entidade conta com uma equipe multidisciplinar formada, exclusivamente, por voluntários que podem ser ou não da área médica. O cirurgião plástico Diogo Franco, do HUCFF, que é voluntário do projeto desde 2000, afirma que “a iniciativa traz uma nova perspectiva de vida àqueles pacientes, sobretudo os do interior do estado, que antes não tinham a oportunidade de realizar a cirurgia”.

Projeto
A Operação Sorriso do Brasil é um projeto que faz parte de uma organização de origem internacional sem fins lucrativos e que tem representantes em diversas partes do mundo. A iniciativa foi criada e desenvolvida com o propósito de oferecer a chance de reabilitação social completa aos pacientes portadores dessas deformidades. As localidades atendidas são, geralmente, comunidades onde a possibilidade de cirurgias reparadoras é remota ou  o número de pacientes é maior do que a capacidade local de tratá-los.

A Operação Sorriso do Brasil pretende dar aos portadores dessa enfermidade a chance de  uma vida digna. A ação acontece em conjunto com autoridades públicas nacionais e associadas a entidades especializadas da área médica.. O recrutamento e o tratamento são direcionados a pessoas de todas as idades, priorizando as cirurgias em crianças. A organização oferece alojamento para os pacientes e seus acompanhantes.

Serviço
Outras informações podem ser obtidas através dos telefones: (021) 7152-3855 e (011) 3443-1710. O HUCFF fica na rua professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária, Rio de Janeiro.

Veja a matéria pela WebTV da UFRJ.