Agenda

Simpósio na Faculdade de Farmácia

Vai até o próximo dia 26 o II Simpósio Interno de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Farmácia da UFRJ. O evento, que começou nesta terça, 23, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), marca também o lançamento do livro "Seis décadas de trajetória da Faculdade de Farmácia", editado pela Coordenadoria de Comunicação da UFRJ (CoordCom).

A primeira edição do simpósio foi realizada em 2007, durante as comemorações dos 60 anos da Faculdade de Farmácia (separação administrativa da Faculdade de Medicina). Em 2009, o evento teve sua duração estendida de dois para quatro dias e um caráter mais científico, de acordo com Gisela Dellamora Ortiz, coordenadora do programa de pós-graduação em Ciências Farmacológicas da Faculdade de Farmácia. O público-alvo é de alunos de graduação, pós-graduação e também profissionais de áreas relacionadas à saúde.

As apresentações científicas acontecem a princípio em formato de pôster dialogado e serão avaliadas por uma comissão científica formada exclusivamente por professores da faculdade. As 16 melhores serão selecionadas para uma segunda apresentação nos dois últimos dias, quando a comissão assistirá aos trabalhos e então escolherá os três melhores, que recebem premiação.

A maior parte do simpósio será realizada no auditório Rodolpho Paulo Rocco, no bloco K do CCS.


Do recém-nascido ao adolescente

Acontece no dia 25 de junho, às 11h, a palestra “O desenvolvimento – do recém- nascido ao adolescente”, ministrada pelo neuropediatra da UFF Heber de Souza Maia Filho. O evento faz parte do Ciclo de Palestras do Centro de Estudos Professor José Martinho da Rocha, do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ).

O encontro é aberto ao público e ocorre no Anfiteatro Nobre do IPPMG, na Cidade Universitária.


Abertas inscrições para curso de Biologia Molecular

Nos dias 6 e 7 de julho acontece o curso de Fundamentos de Biologia Molecular Aplicados à Pesquisa e ao Diagnóstico Clínico, oferecido pela Coordenação de Atividades de Extensão do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. O curso tem carga horária de 16 horas e é direcionado a professores, graduandos, pós-graduandos e profissionais da área de saúde.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.biof.ufrj.br/cate ou e-mail cate@biof.ufrj.br. Para maiores informações ligue: (21) 2562-6722.



Simpósio comemora 70 anos de Leny Alves Cavalcante

No dia 26 de junho acontece o Simpósio em Homenagem aos 70 anos da Professora Leny Alves Cavalcante, no auditório do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da UFRJ. Olaf Malm, diretor do IBCCF, é o responsável pela abertura, que ocorre às 9h, seguida de palestras.

Entre os palestrantes estão Rosália Mendez-Otero, do IBCCF, que aborda o uso de células-tronco em doenças neurológicas, e Silvana Allodi, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), com a palestra “Células-tronco em crustáceos: produzindo novos neurônios em cérebros adultos”. Penha Cristina Barradas, professora da UERJ, fala sobre diferenciação de oligodendrócitos.

Às 11h, a professora Leny recebe uma homenagem de Roberto Lent, diretor do ICB. Em seguida, Wagner Baetas da Cruz, do IBCCF, trata de ações e reações de células glias a patógenos intracelulares. Por fim, Rafael Linden, professor do IBCCF, aborda ciclos celulares em progenitores retinianos.

O IBCCF está localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ, na Cidade Universitária.


O paciente em discussão

O Centro de Estudos Professora. Lúcia Spitz, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), discute no próximo dia 24 de julho o tema “Má adesão: o que fazer quando o paciente não segue o tratamento?”. O evento, organizado pelo Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica, conta com palestras de médicos especialistas em diversas doenças.

A discussão acontece no anfiteatro 09E34, no 9º andar do HUCFF, a partir das 10h30. O evento é aberto aos interessados e o HUCFF fica na Cidade Universitária.


Instituto de Economia debate genéricos

A série de seminários de pesquisa do Instituto de Economia (IE) da UFRJ trará, no dia 23 de junho, a palestra “Medicamentos genéricos no Brasil: um estudo sobre as características da demanda”.

A apresentação da pesquisa, de autoria de Gerson Rosenberg, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), acontece às 16h30, na sala 102 do IE. O instituto está localizado na Avenida Pasteur, 250 – Urca.