Agenda

Protógenes Queiroz debate Operação Satiagraha na UFRJ

O Laboratório de Inteligência e Pesquisa de Marketing Social (LIMK), da Escola de Comunicação da UFRJ, promove nesta quinta-feira, dia 4, a palestra “Sigilo policial x liberdade de imprensa” com o delegado afastado da Polícia Federal e ex-chefe da Operação Satiagraha, Protógenes Queiroz. A palestra será realizada às 19h no Salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura (FCC/UFRJ). O evento, aberto ao público, é uma atividade complementar da disciplina Comunicação e Realidade Brasileira, ministrada pelos professores Eduardo Refkalefsky e Fátima Fernandes.

O palestrante pretende esclarecer os dilemas envolvidos na Operação Satiagraha, iniciada pela Polícia Federal em 2004 para investigar um suposto esquema ilegal de investimentos no exterior envolvendo banqueiros e investidores. Enquanto Protógenes chefiava a operação, 17 pessoas chegaram a ser presas, dentre elas o banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity, o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o empresário Naji Nahas, todos acusados de desvio de verbas públicas e crimes financeiros.

O delegado é acusado pelo Ministério Público Federal de violar o sigilo funcional, pois teria transmitido informações sobre a Operação Satiagraha para jornalistas, e também de fraude processual, por ter supostamente alterado um vídeo produzido durante a investigação. Atualmente, Protógenes é alvo de dois novos inquéritos: um por espionagem a autoridades e outro por ligação com adversários do banqueiro Daniel Dantas.

O Fórum de Ciência e Cultura fica localizado no 2° andar do Palácio Universitário, no campus da Praia Vermelha. O endereço é avenida Pasteur, 250, Urca.


Arraiá na UFRJ

Acontece, nos dias 5 e 6 de junho, o VI Arraiá da UFRJ. A Festa Junina conta com brincadeiras, jogos, danças, comidas e bebidas típicas. O objetivo do Arraiá é valorizar a tradição da cultura popular no Rio. O evento, direcionado a adultos e crianças, terá fogueira, pau de sebo, casamento na roça e uma quadrilha puxada pela Companhia Folclórica da UFRJ. Outras atrações são as barracas – pescaria, boca de palhaço, tiro ao alvo – e brincadeiras de terreiro – corrida do saco, corrida da colher, cabo de força.

A organização da festa tem a participação do Fórum de Ciência e Cultura (FCC/UFRJ), de 28 centros acadêmicos e seis unidades, dentre elas a Divisão de Segurança e a Divisão de Transportes. O evento recebe também o apoio da Reitoria, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) e da Prefeitura Universitária.

Segundo Arllen Guerra, produtor cultural do FCC/UFRJ, a programação inclui apresentações de dois grupos de forró e diversas quadrilhas. Na última edição do Arraiá, participaram da festa cerca de dez mil pessoas em cada dia do evento.

O VI Arraiá da UFRJ será realizado, a partir das 15h, no campo de futebol da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), localizado no campus da Praia Vermelha. Acessos pela rua Lauro Müller ou pela avenida Venceslau Brás, 71, em Botafogo.


Cooperfeira no Centro de Tecnologia

Os artigos produzidos pelos artesãos que trabalham nas empresas da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da UFRJ estarão em exposição nos dias 8, 9 e 10 de junho na Cooperfeira. Os visitantes poderão também comprar os produtos no evento que acontece no Centro de Tecnologia (CT), entre 10h e 15h.

Além de artesanato, cadernos, agendas, reciclados, biscoitos, doces, bolos e salgados, também serão vendidos produtos das cooperativas de Turismo que atuam em três áreas de proteção ambiental no Nordeste.

A feira acontecerá no bloco A do CT, localizado na avenida Athos da Silveira Ramos, 149, Cidade Universitária. Informações sobre as cooperativas podem ser vistas nos sites www.itcp.coppe.ufrj.br e www.cooperativismopopular.ufrj.br.


Filme e palestra no Cineclube da Casa da Ciência

O cineclube Ciência em Foco, da Casa da Ciência da UFRJ, exibe o filme “A Guerra do Fogo”. A exibição acontece no dia 6 de junho, às 16h. O longa de Jean-Jacques Annaud acompanha os conflitos enfrentados por uma tribo de ancestrais do Homo sapiens que busca uma fonte de fogo para substituir uma anterior, que foi perdida. Baseada no livro de J. H. Rosny, a história mostra o processo de domínio do fogo, da técnica e da linguagem.

Após o filme, acontece a palestra “História natural da palavra”, com Luiz Alberto Oliveira, físico e professor de História e Filosofia da Ciência.

A Casa da Ciência da UFRJ fica na rua Lauro Müller, 3, Botafogo, Rio de Janeiro. Mais informações pelo telefone (21) 2542-7494.


Música no Roxinho

No próximo dia 9 de junho, é a vez da banda “Madrugas” se apresentar no auditório Roxinho da UFRJ. A banda possui repertório dançante, com músicas nacionais e internacionais. Os meninos fazem releituras de clássicos que vão do soul/funk de Tim Maia e James Brown ao samba-rock de Jorge Benjor.

A apresentação ocorre a partir das 12 horas. O Roxinho fica no prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, na Cidade Universitária.