Plano Diretor

Conselho Participativo se reúne em maio

Pedro Barreto - CoordCom

Acontece no dia 15 de maio, no Auditório Hélio Fraga (CCS), a segunda reunião do Conselho Participativo do Plano Diretor UFRJ 2020, que abordará o tema “Mobilidade e Acessibilidade”. Serão debatidas as propostas de integração interna e externa da universidade, como a criação de um ramal da Supervia, Maglev-Cobra, terminal de integração de ônibus, transporte hidroviário, entre outras. Representantes do governo do Estado, municípios do Rio de Janeiro, Niterói e outras cidades do Grande Rio; membros de entidades de classe, da sociedade civil e de toda a universidade serão convidados a participar. “Neste encontro espero estabelecer adesões e parcerias”, disse Pablo Benetti, presidente do Comitê Técnico do Plano Diretor (CTPD).

A expectativa é de que os encontros do Conselho Participativo sejam mensais e temáticos. “Esporte, Cultura e Lazer”, “Habitação, Alimentação, Serviço e Comércio” e “Energia, Meio Ambiente e Inovação Tecnológica” serão os assuntos das próximas reuniões.

Oficinas

Com a intenção de aprofundar o debate acerca das políticas da “Proposta Preliminar para Discussão do Plano Diretor”, serão realizadas ainda oficinas temáticas com a presença de especialistas e a participação da comunidade universitária. “Energia e meio ambiente”, “Cultura”, “Habitação”, “Esporte”, “Inovação” e “Acessibilidade” serão alguns dos focos de debate. O calendário para esses encontros ainda está em elaboração, mas a proposta é que eles sejam realizados até o final do mês de junho.