No Foco

Celso Amorim ministra aula em curso de Relações Internacionais

 

Aline Durães

foto no foco

Na sexta-feira, 13 de março, acontece a Aula Inaugural do curso de Relações Internacionais da UFRJ. Novidade do Vestibular 2009, o curso pioneiro em universidades públicas do estado será inaugurado com uma palestra de Celso Amorim, atual Ministro das Relações Exteriores.

O evento ocorre às 10h no auditório Quinhentão do Centro de Ciências da Saúde (CCS). A partir da próxima segunda, entretanto, já serão iniciadas as atividades do curso. De 9 a 13 de março, acontecerá a Semana de Relações Internacionais, conjunto de palestras visam familiarizar os novos alunos com as temáticas abordadas no curso.

Para Vanessa Oliveira, professora da Faculdade de Direito e coordenadora de Relações Internacionais, essa será uma oportunidade de os calouros conhecerem mais a fundo algumas discussões em voga na atualidade, como a formação dos mercados comuns, por exemplo.

Em entrevista ao Olhar Virtual, a docente aponta, também, aspectos inovadores do curso. Segundo Vanessa, embora seja oferecido por algumas universidades públicas e privadas, na UFRJ, ele será mais completo. “Em algumas universidades, o curso se foca mais na área jurídica. Aqui, ele é uma comunhão de várias unidades. Ele reúne diversas áreas de conhecimento, sem ser específico”, explica.

Desde sua concepção original, o curso de Relações Internacionais foi pensado para ser multidisciplinar. A idéia era que ele congregasse uma série de unidades distintas. E assim foi. Hoje, ele está vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) e ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Participam dele profissionais de Economia, Ciências Sociais e Direito, mas ele não está vinculado a qualquer instituto da universidade.

Com duração de oito semestres, o curso de Relações Internacionais será ministrado, para os 120 alunos ingressantes em 2009, à noite, das 18h30 às 22h. “Acredito que, ao colocar as aulas para serem oferecidas no turno da noite, a UFRJ pretende abrir oportunidades para que pessoas que trabalham durante o dia possam cursar um Ensino Superior de qualidade”, sublinha Vanessa Oliveira.

A professora explica, ainda, que o graduado em Relações Internacionais encontrará grande receptividade no mercado de trabalho: “O internacionalista está habilitado para atuar em organizações internacionais, financeiras e na área diplomática. Diferentemente de carreiras como Comércio Exterior, o curso de Relações Internacionais forma um profissional generalista muito demandado por nossa sociedade cada vez globalizada”, finaliza.