Agenda

Especialização em divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde


foto

Estão abertas, até 6 de março, as inscrições para a primeira turma do Curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde (modalidade pós-graduação lato sensu), promovido pelo Museu da Vida – Casa de Oswaldo Cruz, da Fiocruz, pela Casa da Ciência, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Fundação Cecierj.

O curso é presencial e pretende formar especialistas para responder à crescente demanda de mediação entre Ciência & Tecnologia e o conjunto da sociedade, tanto no campo profissional prático como no de pesquisa científica. Por isso, destina-se a um público diversificado: museólogos, comunicadores, jornalistas, cientistas, educadores, sociólogos, cenógrafos, produtores culturais, professores de ciências e demais profissionais que atuem na área, desde que sejam portadores de diploma de nível superior, devidamente reconhecido e registrado em órgão competente.

Com carga horária de 360 horas, o curso buscará aprofundar a reflexão sobre a divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde, desenvolver a capacidade dos alunos para avaliar estratégias e produtos específicos, além de proporcionar uma visão geral do atual panorama da divulgação nessas áreas, em âmbitos nacional, latino-americano e internacional.

O curso é gratuito. A taxa de inscrição é de R$ 30 e o processo de seleção ocorrerá entre 16 e 20 de março.

As aulas começam em 30 de março, ministradas de segunda a quinta-feira, das 9h às 13h, em grande parte no Museu da Vida – Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. Eventualmente haverá aulas nas demais instituições parceiras.

Informações detalhadas sobre inscrições, cronograma, ementas e corpo docente estão disponíveis em http://www.museudavida.fiocruz.br/lato.

 


Inscrições para bolsas de doutorado na Alemanha


foto

Estão abertas até 2 de março as inscrições do programa conjunto DAAD, Capes e CNPq 2009–2010 para a seleção de bolsistas de doutorado para a Alemanha. Pela primeira vez, o programa oferece a possibilidade de bolsas DAAD e Capes para duplo doutorado, além das tradicionais modalidades para doutorado integral e sanduíche.

As bolsas de doutorado integral terão duração máxima de quatro anos; as sanduíche, dois anos; e as de duplo doutorado preveem até 24 meses de estadia na Alemanha, passíveis de ser parcelados de acordo com a necessidade e o planejamento da pesquisa, preparado em conjunto pelos orientadores do Brasil e da Alemanha.

O programa abrange todas as áreas de pesquisa. É exigido conhecimento de alemão em nível intermediário apenas dos candidatos da área de ciências humanas. Entretanto, todos devem fazer teste prévio de nivelamento, conforme o edital e orientações no site do DAAD.

Os candidatos devem ter mestrado (concluído no máximo até o fim do primeiro semestre de 2009) e, no caso das modalidades sanduíche e duplo doutorado, estar matriculados em programa de doutorado brasileiro. Para o duplo doutorado, é necessário que os regulamentos dos programas de pós-graduação das universidades brasileiras (na qual o candidato está matriculado) e alemã (para a qual pretende ir) prevejam a possibilidade da dupla titulação.

Verifique os requisitos completos e a orientação para sua candidatura, bem como outras informações, no site do DAAD, http://rio.daad.de/shared/doutorado.html.

O DAAD é a maior organização de fomento ao intercâmbio acadêmico e científico do mundo. Seu orçamento atual ultrapassa 280 milhões de euros e seus programas beneficiam anualmente mais de 56 mil estudantes, professores, pesquisadores e gestores universitários, alemães e estrangeiros.


Casa da Ciência expõe o funcionamento do cérebro

foto

Até o dia 15 de fevereiro, a Casa da Ciência da UFRJ convida seus visitantes a embarcarem em uma viagem pelo sistema nervoso através da combinação entre arte e ciência. A exposição “Paisagens Neuronais” apresenta 50 imagens inéditas e 20 fac-símiles que mostram a estrutura, o funcionamento do cérebro e traçam a trajetória da neurociência do início do século XX até hoje. A programação ainda inclui, diariamente, oficinas de arte e exibição de vídeos da mostra Ver Ciência.

A exposição fica em cartaz de terça a sexta, das 9h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h. A entrada é gratuita. Visitas guiadas com especialistas ocorrem quartas e sábados, às 15h. Especialmente nos dias 21 e 28 de janeiro e 11 de fevereiro, as visitas guiadas serão seguidas de palestras, a partir das 18h. As convidadas serão, respectivamente, Silvana Allodi, professora do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ; Penha Cristina Barradas, docente do Instituto de Biologia da UERJ; e Suzana Herculano-Houzel, também professora do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ.

No dia 9 de fevereiro, haverá a mesa-redonda “Pensando o cérebro, das imagens às paisagens”, com a participação de Benilton Bezerra, professor do Instituto de Medicina Social da UERJ; Javier Oroquieta, pesquisador do Instituto Cajál; e Suzana Herculano-Houzel. Francisco Viqueira, cônsul geral da Espanha no Rio de Janeiro, será o mediador do encontro.

A Casa da Ciência da UFRJ fica na rua Lauro Müller, 3, Botafogo. Para agendar visita de grupos, os interessados devem ligar para (21) 2542-7494 ou enviar e-mail para carminha@casadaciencia.ufrj.br.