Plano Diretor

Pesquisa do LaDO mostra que comunidade universitária
quer restaurante universitário, residências estudantis
e melhores ônibus

 

 

Pedro Barreto

foto

O Comitê Técnico do Plano Diretor UFRJ 2020 conheceu, no último dia 8, os números da pesquisa realizada pelo Laboratório de Diagnóstico em Opinião (LaDO), sobre os hábitos e anseios da comunidade universitária. Foram ouvidos 3.600 estudantes, professores e servidores técnicos-administrativos locados não apenas nos campi da Cidade Universitária e da Praia Vermelha, como nas demais unidades da UFRJ, entre os dias 9 e 23 de outubro. Entre as perguntas, espontâneas e induzidas, foram avaliados os meios de locomoção utilizados, alimentação, hábitos de consumo e lazer, entre outras.

A população estimada de toda a comunidade foi de 57.683 pessoas, com o maior contingente para o universo entre os alunos de Graduação (36 mil ou 64%). O Centro de Ciências da Saúde (CCS) foi o órgão identificado como o maior da universidade (23%), seguido pelo Centro de Tecnologia (17%) e o Centro de Letras e Artes (15%). O campus da Cidade Universitária é o que abriga o maior número de pessoas (72%). Em segundo lugar aparece a Praia Vermelha (15%), à frente do largo de São Francisco e da Faculdade de Direito, ambos com 5%.

Entre os serviços privados disponíveis dentro dos campi, a xerox aparece como o mais freqüente, sendo utilizado cinco vezes por semana por cerca de 30% dos entrevistados. Também cerca de 30% dos pesquisados disseram usufruir cinco vezes por semana dos serviços de alimentação. No entanto, 17% das pessoas consultadas afirmaram não utilizá-los sequer uma vez por semana. O campus da Cidade Universitária é o local onde este serviço é mais procurado, segundo 34% dos entrevistados. Já na Faculdade de Direito e no IFCS, cerca de metade dos usuários disseram não recorrer ao comércio alimentício.

Sobre o transporte, cerca de 65% dos entrevistados disseram utilizar o ônibus convencional. O grau de satisfação dos usuários com este meio de transporte, todavia, não chega a animar. Menos de 40% dos pesquisados avaliaram apenas como "regular" a qualidade dos coletivos, enquanto cerca de 30% consideraram como "péssimas" as condições. O dado que chamou a atenção dos integrantes do CTPD, porém, foi o tempo médio de ida e volta entre casa e universidade. 18% dos freqüentadores da Praia Vermelha disseram levar entre duas e três horas por dia no itinerário casa–UFRJ, ida e volta, mesmo tempo respondido por 15% dos freqüentadores da Faculdade de Direito, IFCS e apenas 14% da Cidade Universitária. "Este dado derruba o mito de que a Cidade Universitária é tida como um local de difícil acesso", avaliou o professor do Instituto de Economia, Carlos Frederico Rocha.

A Zona Norte é a região onde habita o maior percentual de pessoas da comunidade universitária. Nas categorias técnico-administrativos (49%), alunos de Graduação (45%) e de Pós-graduação (41%) os residentes daquela área superam os demais. Apenas entre os docentes o percentual de residentes na Zona Sul (44%) é superior aos de outras regiões da cidade. A pesquisa demonstrou ainda que 85% dos entrevistados moram no município do Rio. Grande Niterói (6%), Duque de Caxias (2%) e Nova Iguaçu (1,6%) vêm a seguir.

Quando o assunto questionado foram os espaços a serem disponibilizados, 70% dos entrevistados responderam a necessidade de restaurantes universitários, número que "vai ao encontro das ações do CTPD", afirma Pablo Benetti, presidente do comitê. Na pesquisa, em que mais de uma resposta era possível, ginásio poliesportivo (46%), residências estudantis (41%) e centro de convenções (29%) foram outras alternativas bem avaliadas.

"Alimentação" foi o item mais citado quando a pergunta foi sobre sugestão de investimentos, com 14% das respostas. Transporte (12%), Infra-estrutura acadêmica (11,5%) e física apareceram logo atrás na pergunta que permitia mais de uma resposta.